Novidades

Novidade

16/10/2018

Notícia - Seminário prepara profissionais para diagnosticar e tratar a sífilis
Autoria: -

 

A Secretaria de Saúde de Campinas promove nesta quarta-feira, dia 17 de outubro, no Salão Vermelho do Paço Municipal, o 1º Seminário de sífilis. O evento é voltado aos profissionais de saúde das redes pública e privada e acontece em dois períodos, de manhã (das 8h30 às 12h) e à tarde (das 13h30 às 17h), com o mesmo conteúdo. Não é necessário se inscrever com antecedência.

O evento marca o Dia Nacional de Combate à Sífilis, que acontece sempre no terceiro sábado de outubro.

O seminário terá palestras sobre a situação da doença e as estratégias para o seu enfrentamento, além de divulgação de experiências exitosas desenvolvidas pelos Centros de Saúde e pelo Consultório de Rua.

Os médicos infectologistas Valéria Correia de Almeida, do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), e Josué Lima, coordenador do Programa Municipal de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais vão dialogar com os participantes ao final das explanações.

Além do seminário, para marcar a data, a Secretaria de Saúde lançou um informe sobre a situação da doença em Campinas, no Brasil e no mundo. Paralelamente, os Centros de Saúde estão desenvolvendo ações de conscientização da população, sensibilizando sobre a importância de todo adulto fazer o teste de sífilis pelo menos uma vez na vida.

Valéria Correia de Almeida informa que a sífilis é uma doença que tem tratamento e tem cura. Segundo a médica, a sífilis congênita, que passa da mãe para o bebê, é a forma mais importante da doença.

“Quarenta por cento das gestantes não diagnosticadas evoluem para a perda do feto. Em relação às outras 60% restantes, o bebê pode nascer com a doença e evoluir com sequelas. Nosso desafio é diagnosticar a gestante e tratá-la durante a gravidez, junto com o parceiro”, informa Valéria.

Em 2016, Campinas registrou 84 casos de sífilis congênita; em 2017, foram 65; a até o mês de agosto de 2018, foram 40. O município tem conseguido reduzir esta forma da doença e trabalha com a meta de atingir 37 casos por ano.

O diagnóstico de sífilis está disponível, assim como o tratamento, em todos os Centros de Saúde e também nos dois CTAs – Centro de Testagem e Aconselhamento, localizados no Hospital Ouro Verde e na Rua Regente Feijó, 637.

Voltar a lista de novidades