Novidades

Novidade

18/10/2018

Ações Educativas no Largo do Rosário fazem parte do Outubro Brilhante
Autoria: -

 

O Largo do Rosário, no centro de Campinas, receberá nesta sexta-feira, das 8h às 12h, uma ação educativa sobre saúde visual voltada para a população. A atividade será promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinas em parceria com as Ligas Acadêmicas de Oftalmologia e profissionais residentes da área. A atividade é parte da programação do mês Outubro Brilhante, que tem enfoque na informação sobre as doenças oftalmológicas.

No período da tarde, às 14h, ocorrerá a abertura oficial do Outubro Brilhante, no Salão Vermelho do Paço Municipal. A atividade será aberta ao público e serão divulgadas informações sobre saúde ocular e prevenção à cegueira por meio das palestras dos oftalmologistas Kleyton Barella, Instituto Penido Burnier e Associação de Oftalmologia de Campinas (AOC); Ana Cristina Holanda de Freitas, da Holanda Oftalmologia; e Marcelo Vicente de Andrade Sobrinho, do Hospital PUC-Campinas. 

A secretária Municipal de Saúde em exercício, Mônica Nunes, ressaltou que o evento tem como intuito mostrar a “importância da prevenção aos problemas oftalmológicos e do atendimento especializado para investigar causas e evitar complicações. Os palestrantes farão um evento voltado à população, com o objetivo de tirar suas dúvidas e conversar sobre queixas comuns”. 

A ação no Largo do Rosário terá a participação de aproximadamente 20 profissionais, entre membros das ligas acadêmicas de oftalmologia de Campinas e residentes desta especialidade. “Eles vão passar informações, esclarecer dúvidas da população e distribuir folhetos sobre as patologias mais frequentes como estrabismo, glaucoma, catarata, retinopatia e doenças oftalmológicas relacionadas à diabetes e hipertensão”, afirmou a médica sanitarista Valéria Vendramini, técnica da área de Especialidades do Departamento de Saúde.

O mês Outubro Brilhante foi instituído pela Lei Municipal nº 15.528 de 5 de dezembro de 2017 e regulamentado pelo decreto municipal Nº 20.044 de 9 de outubro deste ano pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette. Na mesma ocasião também foi regulamentada a lei que institui a Semana de Prevenção e Combate à cegueira. 

A regulamentação institui que ações educativas sobre o tema devem ser realizadas anualmente em outubro para orientar e conscientizar a população sobre a saúde ocular e com enfoque na prevenção à cegueira. As ações devem ser desenvolvidas nas unidades de saúde, em parceria com instituições de ensino e assistenciais.

Atendimento oftalmológico para crianças

Durante todo o mês de outubro estão sendo realizados atendimentos oftalmológicos direcionados a crianças entre 4 e 13 anos de idade. A seleção foi feita com base nas crianças que aguardavam agendamento de consulta com oftalmologista e que apresentam acuidade visual igual ou menor que 0,6 em um dos olhos ou queixas como cefaleia, prurido, olho vermelho, estrabismo e ptose. 

Segundo Mônica Nunes, estão sendo atendidas em torno de 1.300 crianças durante todo o mês. “É uma assistência que prestamos continuamente e estamos intensificando neste mês por conta do Outubro Brilhante”. 

Além da Policlínica 2 e de instituições conveniadas ao SUS como o Hospital PUC-Campinas e a Fundação Penido Burnier, também participam da ação mais de dez clínicas particulares vinculadas à Associação de Oftalmologia de Campinas (AOC).  Entre os profissionais e clínicas parceiras estão Oftalmocenter Campinas, Renata Nanni Gazetta, Oftcamp Clínica de Olhos, Fundação Penido Burnier, Natália Belo IPB, Barella e Taíse IPB, Elvira IPB, Leoncio IPB, Fernanda Nonato IPB, Márcio N Costa IPB, Alberto Gallo IPB, Lilian Signorelli, Vlademir Tadeu, Holanda Oftalmologia, Mônica Cunha Signorelli, Luiz Fernando Valente, Aron Guimarães, Ellen Ferraro, PUC-Campinas, Policlínica 2, Luiz Melhado, Clínica de Olhos Campinas, Heryberto Alvim, Adriana Valim, Clínica Raskin, Fernando J. Dantas, Clínica Morandi e Cleso Filho. 

De acordo com Valéria Vendramini, as crianças foram priorizadas uma vez que nesta fase, “os vícios refracionais não corrigidos podem levar a dificuldades de aprendizado. Além disso, a intervenção em tempo oportuno pode evitar a ambliopia, uma causa de cegueira prevenível”. 

As crianças que necessitarem de óculos receberão uma doação por meio da parceria com as óticas Mário Neto (apoio lentes Varilux) e Ótica & Cia (lentes Zeiss). Elas poderão escolher os óculos nas três unidades de referência municipal: Hospital PUC-Campinas, Policlínica 2 e Fundação Penido Burnier. A Policlínica 2 será o local de referência para as crianças que receberem atendimento nas clínicas particulares parcerias do Outubro Brilhante. 

Durante o mês de outubro, as crianças que por conta da ação forem atendidas em serviços da rede privada e necessitarem acompanhamento serão referenciadas para um ambulatório da rede pública municipal de acordo com o diagnóstico.

 

Voltar a lista de novidades

Foto: Saúde visual da população em foco no Outubro Brilhante
Crédito: Carlos Bassan