Novidades

Novidade

31/10/2018

Notícia - Nova viatura de apoio do SAMU consegue atender dez vítimas de uma vez
Autoria: - PMC

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Campinas tem agora uma nova viatura de apoio em diversas situações, podendo atender até dez pessoas de uma só vez. A viatura armazena equipamentos de proteção individual, medicamentos, ataduras e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A viatura já foi usada em 15 ocorrências entre atropelamentos, incêndio e quedas de altura.  

A viatura nova substitui o antigo equipamento utilizado pelo SAMU para ocorrências de grandes proporções. A coordenadora do SAMU, Elisângela Franco Nonato, contou que o veículo foi doado pelo Ministério da Saúde e adaptado pelo Samu para chegar com rapidez a locais de difícil acesso. A caminhonete, modelo Ford Ranger realiza atendimento, mas não transporta, justamente para que possa carregar mais insumos.  

Segundo o coordenador de frota do Samu, Tiago Garcia, a viatura armazena diversos materiais como kits básicos de primeiros socorros, kit respiratório, medicação, desfibrilador e monitor cardíaco. A ambulância também transporta cinco jaquetas capas de proteção e cinco capacetes usados para proteção contra objetos cortantes e estruturas pontiagudas, situações encontradas quando há vítimas presas em ferragens, por exemplo. 

“Neste caso, enquanto os bombeiros liberam as vítimas, nós já podemos auxiliar no atendimento, imobilizando o paciente. Esta ambulância pode ser tripulada por uma equipe completa de até seis profissionais e temos EPIs e suporte completo de Unidade de Terapia Intensiva”, afirmou Garcia.  

Segundo Garcia, outro diferencial da ambulância é o guincho que fica na frente do veículo. O cabo pode ser utilizado de diversas formas como para estabilizar um carro tombado ou capotado ou auxiliar a puxar a prancha com uma vítima que caiu em uma ribanceira por exemplo. “São várias situações em que apenas com o trabalho braçal não seria possível atuar. Essa ambulância oferece então todo e qualquer apoio que necessitemos”.  

De acordo com Elisângela, a viatura sobressalente também está sendo utilizada em situações em que outras UTIs estão em atendimento e destacou a flexibilidade da viatura. “Este é um veículo que pode atender desde ocorrências de maior vulto, como desastres, até ocorrências mais rotineiras que necessitam de apoio. É uma viatura 4x4 Off-Road com Snorkel que permite ao SAMU entrar em locais de difícil acesso e até mesmo em vias alagadas”.  

Entre as situações já atendidas pela ambulância estão acidentes de ônibus, trem e até uma explosão de um posto de gasolina. A viatura é enviada e já realiza o atendimento inicial, enquanto o veículo que fará o transporte da vítima até o hospital, se dirige ao local.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Fernanda Sunega
Nova viatura do SAMU: adaptada para chegar a lugares difíceis

 


Crédito: Fernanda Sunega
Veículo equipado para atender até dez pessoas

 


Crédito: Fernanda Sunega
Veículo possui um guincho na frente para auxílio aos socorridos