Novidades

Novidade

11/12/2018

Notícia - Prefeitura entrega Medalha da Defesa Civil para quem ajudou Campinas
Autoria: - PMC

 

A Prefeitura de Campinas entregou na tarde desta terça-feira, dia 11 de dezembro, a Medalha da Defesa Civil para dez colaboradores do Sistema Municipal de Defesa Civil da cidade. A solenidade reuniu representantes dos municípios de Campinas, Itatiba, Jaguariúna, Mogi Guaçu, Paulínia, São Paulo e Vinhedo. 

Na ocasião, representando o prefeito Jonas Donizette, o coordenador regional da Defesa Civil, Sidney Furtado, informou que a medalha foi instituída para homenagear os servidores do órgão e os integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil. “Hoje estamos homenageando especificamente os órgãos que apoiaram a Defesa Civil de Campinas e que contribuíram de forma significativa com as nossas ações nos últimos anos”, enfatizou Furtado.  

De acordo com ele, este ano, pela primeira vez, o município entrega a medalha de mérito para diferentes setores que compõem o Sistema de Proteção Municipal e que há muitos anos apoiam a Defesa Civil de Campinas. Dentre os homenageados estão representantes dos setores acadêmico, privado e público - municipal e estadual. Ao todo, dez pessoas foram agraciadas pelos serviços prestados à Defesa Civil de Campinas.  

“No setor privado, homenageamos as empresas que sempre contribuíram conosco, como a CPFL, que vem ajudando na elaboração de planos de gestão de risco; o IAC, parceiro na área de climatologia, e o CEPAGRI, na área de meteorologia”, enumerou o diretor da Defesa Civil. Ele ainda citou o Laboratório de Estudos sobre a Morte da USP, “outra importante parceria que nós temos na área acadêmica”, além do Samu e da Sanasa, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Estado.  

A Medalha da Defesa Civil foi instituída pelo Decreto nº 17.537, de 12 de março de 2012. As pessoas agraciadas são indicadas pelos funcionários da Defesa Civil e escolhidas por um Conselho. 

 

Homenageados 

Pelo setor público estadual, quatro pessoas foram condecoradas. Dentre elas estão a Coronel PM Helena dos Santos Reis, que atua na Polícia Militar desde 1989 e, em janeiro de 2017,  assumiu a chefia da Casa Militar e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo.   

Comandante do 7º Grupamento dos Bombeiros desde 2014, o Tenente Coronel Wilson do Lago Filho também recebeu a Medalha. Lago representa a instituição tida como irmã da Defesa Civil, responsável por toda a coordenação de execução, busca e salvamento da comunidade em geral.  

Diretor técnico da Agemcamp – Agência Metropolitana de Campinas, Sérgio Gomide Costa integra a Câmara Temática de Defesa Civil desde 2010. Essa Câmara tem importante papel no apoio de vários projetos de interesse metropolitano.  

Orivaldo Brunini, diretor do CIIAGRO - Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), foi mais um homenageado. O CIIAGRO fornece suporte para as Defesas Civis com estações automáticas e mecânicas, sendo valioso facilitador para apoio à tomada de decisões da Defesa Civil.  

Duas medalhas foram entregues ao setor privado. Uma ao consultor de negócios da CPFL, José Nannini Neto, que teve papel importante no restabelecimento da cidade em 2016, ocasião em que o município foi atingido por uma micro-explosão. E a outra para o CEO da AISR - Making Smart Cities, Fernando Perez de Britto, que auxiliou Campinas na elaboração do Plano Local de Resiliência.  

Da área acadêmica, duas mulheres receberam a divisa. Elaine Gomes dos Reis Alves, do Laboratório de Estudos sobre a Morte (LEM), da Universidade Estadual de São Paulo (USP), parceira da Defesa Civil de Campinas desde 2008. Desde então, realizou vários treinamentos, palestras e apoio a exercícios simulados em Campinas e cidades da região. Também foi condecorada a pesquisadora Ana Maria Heuminski de Ávila, do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas em Agricultura da Universidade Estadual de Campinas, que trabalha em conjunto com a Defesa Civil desde a década de 1990.  

Do setor público municipal foram dois homenageados. Um deles é Marco Antônio dos Santos, diretor técnico da Sanasa, engenheiro responsável pelo apoio prestado durante a Operação Verão e Estiagem. A colaboração incluiu o fornecimento de equipamentos, recursos humanos, coleta e repasse de índices pluviométricos junto aos Distritos Operacionais de Manutenção da Sanasa (Domasas). 

Também recebeu a Medalha a médica Elisângela Franco Nonato, coordenadora do SAMU, que tem uma atuação conjunta com a Defesa Civil em situações de emergência e desastre no município, além da parceria na realização de treinamentos para os servidores e comunidade em geral. Para Elisângela, ter sido condecorada é uma grande honra: “estou honrada com essa homenagem, mas sinto que a Medalha é de todo o Samu, porque homenageia o trabalho da equipe, que se esforça todos os dias para realizar um trabalho de excelência”, agradeceu a coordenadora.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Divulgação
Coordenadora do SAMU, Elisângela Nonato foi uma das homenageadas

 


Crédito: Divulgação
Medalha também foi entregue ao diretor técnico da SANASA, Marco Antônio dos Santos

 


Crédito: Divulgação
Condecoração é agradecimento aos parceiros da Defesa Civil