Novidades

Novidade

03/04/2019

Notícia - Campinas inicia campanha de prevenção e detecção do câncer bucal
Autoria: - PMC

 

A Secretaria de Saúde de Campinas realizará, de 22 de abril a 4 de maio, a 18ª Campanha de Prevenção e Detecção Precoce de Câncer Bucal. Como em todos os anos, a ação acontece simultaneamente com a Campanha de Vacinação contra a gripe em todos os centros de saúde do município.

Durante o período, equipes de saúde bucal realizam exames clínicos da boca e promovem ações educativas sobre o tema. A campanha tem como público-alvo os idosos, que são mais vulneráveis ao câncer bucal, mas qualquer pessoa pode passar pelas avaliações.

Segundo a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Rosana da Costa Selhi, serão realizados exames clínicos nos tecidos moles da boca e anexos, sendo que os casos diagnosticados com alterações na mucosa – língua, lábio e bochecha – serão triados para voltar ao Centro de Saúde para um exame mais detalhado e realizar o tratamento específicos. Os casos de lesões que apresentarem suspeita de malignidade serão encaminhados para as referências especializadas nos CEO Ouro Verde e na Clínica de Diagnóstico Bucal da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC).

“A informação mais importante na prevenção do câncer bucal é que, tomando cuidados, ele tem cura”, diz Rosana.

A ação das equipes visa não só diagnosticar como também ensinar os idosos a praticar o auto-exame de boca para detectar problemas precocemente. “Nosso objetivo é conscientizar o cidadão e incentivá-lo a criar o hábito de fazer regularmente o auto-exame, além de orientá-lo sobre cuidados que devem ser tomados para manter a saúde bucal”, afirma a coordenadora.

Segundo ela, como nos anos anteriores, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo apoiará a iniciativa com a doação de 2 mil folhetos informativos com o tema “Cuidados preventivos e como realizar auto-exames”, que serão distribuídos aos participantes.

Na campanha de 2018, cerca de 25 mil idosos passaram pelos exames preventivos sendo que, desses, 1,1 mil apresentaram algum tipo de alteração e foram encaminhados para tratamento. 

 

Curso

Como atividade integrante da campanha deste ano, os cirurgiões dentistas e demais profissionais das equipes de referência participam nesta quinta-feira, 4 de abril, na sede da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas, de um curso de reciclagem sobre Semiologia e Diagnóstico Bucal. O curso será ministrado pelo professor Victor Montalli. São esperados cerca de 200 profissionais da área de saúde bucal da Prefeitura de Campinas e de municípios da região. 


Prevenção

O câncer de boca atinge em maior incidência pessoas que fazem uso contínuo de tabaco e álcool, portadores de próteses totais e removíveis e que apresentem algum fator traumático nos dentes como, por exemplo, dentes cariados e pontiagudos e restaurações fraturadas. A má higiene bucal e exposição contínua ao sol sem uso de protetores, também são fatores de risco.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Arquivo PMC
Dentista examina boca de paciente