Novidades

Novidade

25/04/2019

Notícia - Samu participa de simulação de atendimento com múltiplas vítimas
Autoria: - PMC

 

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Campinas esteve presente ao 2º Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem, na última quarta-feira, dia 24 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Durante o encontro, o serviço participou de um exercício simulado e de uma reunião técnica.

O tema do exercício simulado foi a atuação das equipes de atendimento pré-hospitalar em ocorrências de incêndio com múltiplas vítimas, com o objetivo de capacitar os profissionais. Participaram o Corpo de Bombeiros, GRAU (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências), Resgate da Rota das Bandeiras e equipes do Samu de Campinas, Bragança Paulista, Itupeva, Santo André, Ourinhos e São Bernardo do Campo, totalizando 64 profissionais.

Durante a prática, as equipes realizaram o atendimento da ocorrência de incêndio em casa de shows, um deslocamento da viatura em um trecho de 300m e atuação no posto médico avançado. A ação contou com 50 vítimas fictícias que foram divididas em grupos por classificação de risco.

A médica e coordenadora do Samu, Elisângela Franco Nonato, conta que participou da ação com uma médica, uma enfermeira, um condutor socorrista e uma viatura de apoio. “Treinamentos são sempre importantes para o aprimoramento das equipes, principalmente quando envolvem serviços diferentes, pois demonstram necessidade de protocolos bem estabelecidos para o atendimento ocorrer de maneira adequada”, ressalta.

Os organizadores do evento destacaram que a prática ajuda a aprimorar a rapidez, eficiência e métodos para o socorro, e que esse aprimoramento pode ser a diferença entre salvar ou perder um paciente. Afirmaram, ainda, que o treino é especialmente importante para que diferentes profissionais trabalhem juntos, com agilidade e harmonia, em casos graves com grande número de vítimas.

 

Voltar a lista de novidades

 
Crédito: Divulgação
Equipes simularam atendimento a incêndio em casa de shows

 


Crédito: Divulgação
Treino abrangeu socorro a múltiplas vítimas com diferentes graus de gravidade