Novidades

Novidade

06/05/2019

Notícia - Mostra dá início à Semana de Conscientização do Uso de Medicamentos
Autoria: - PMC

 

A abertura de uma exposição sobre o uso correto de remédios, marcada para esta terça-feira, dia 7 de maio, será a primeira atividade da Semana de Conscientização do Uso de Medicamentos. A mostra ficará aberta à população das 8h às 17h, no Salão Vermelho do Paço Municipal, até o dia 31.

A exposição é idealizada pelo ICTQ – Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade, e têm como objetivo conscientizar a população sobre os riscos envolvidos no processo de automedicação. Para isso, serão expostas mensagens lúdicas, didáticas e criativas, que despertem a reflexão sobre a seriedade da questão.

A abertura oficial da Semana acontecerá na quinta-feira, dia 9 de maio, também no Salão Vermelho. O evento, gratuito, irá das 8h30 às 12h, com palestras de profissionais da área da saúde. Os interessados devem fazer inscrição diretamente no local. 

O objetivo do encontro é enfatizar que o uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação são os principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios. O evento contará com a participação de gestores, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, agentes de apoio à saúde, docentes, estudantes e outras categorias profissionais que atuam nas unidades de saúde de Campinas.

A coordenadora da área técnica de Farmácia da Secretaria de Saúde, Salete Girardi, afirma que o encontro é muito importante. “É um evento atual e fundamental, a gente busca sempre alertar a população dos riscos que os medicamentos podem causar quando são usados inadequadamente,” explicou.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, entende-se que há uso racional de medicamentos quando os pacientes recebem prescrições indicadas para suas condições clínicas, em doses adequadas para suas necessidades individuais. A OMS diz, ainda, que em caso de automedicação o risco é maior para a saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até morte.

 

Voltar a lista de novidades