Novidades

Novidade

22/05/2019

Notícia - Prefeitura e ONG orientam crianças e adolescentes sobre arboviroses
Autoria: - PMC

 

Mais de 160 crianças e adolescentes atendidos pela unidade do Jardim Bassoli do Projeto Gente Nova (Progen) receberam informações sobre arboviroses - dengue, zika vírus e chikungunya. A atividade ocorreu nos dias 13 e14 de maio e foi a primeira de uma série de encontros a serem desenvolvidos pela Prefeitura de Campinas em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Progen. 

Os instrutores apresentaram para as crianças a maquete de uma cidade e mostraram os impactos que o descarte incorreto de resíduos acarreta. A atividade também incluiu a apresentação de animais peçonhentos e a entrega de materiais educativos com orientações e cuidados para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya.

A assistente social da Secretaria de Habitação, Maria Lúcia da Silva, afirma que essas atividades visam despertar a consciência de participação da comunidade quanto ao controle das arboviroses. “O nosso trabalho será feito de forma sistemática. Vamos ficar na região durante 12 meses para que nossas ações tenham sustentabilidade”, informa a assistente social.

Pela Prefeitura, a ação ocorre por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos; da Secretaria de Habitação; e da Coordenadoria de Vigilância de Agravos e Doenças da Vigilância em Saúde Noroeste.

O Progen é uma Organização Não Governamental que atua em diversas regiões de Campinas. Atende a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e tem por objetivo desenvolver ações que proporcionem condições para uma cidadania consciente por meio de oficinas socioeducativas e momentos de reflexão. São trabalhados valores como responsabilidade, solidariedade, autoestima, entre outros. 

A ONG tem convênio com a Prefeitura de Campinas e agora iniciou este trabalho em parceria com o Comitê de Arboviroses para levar informações sobre estas doenças e mobilizar as crianças que, depois, podem ser disseminadoras das informações nas suas famílias e na comunidade em geral.

 

Voltar a lista de novidades