Novidades

Novidade

30/05/2019

Notícia - Rede Mário Gatti e Ouro Verde são apresentados para MP e Conselho de Saúde
Autoria: - PMC

 

O Hospital Ouro Verde recebeu nesta quinta-feira, dia 30 de maio, a visita de uma comitiva composta pela promotora Cristiane Hillal e membros do Conselho Municipal de Saúde. O objetivo foi apresentar informações sobre a Rede Mário Gatti e, especificamente, o Hospital Ouro Verde, cujas instalações também foram percorridas pelo grupo. O presidente da Rede, Marcos Pimenta, e a diretora técnica do Hospital Ouro Verde, Cyntia Herrera, assim como membros da diretoria da autarquia e funcionários do hospital, acompanharam a visita.

Segundo Pimenta, os responsáveis pela Rede estão sempre focados em receber e elucidar as dúvidas do Ministério Público e dos conselhos de saúde, para que seus integrantes estejam permanentemente informados sobre prestação de contas e gestão das unidades. “Nesta visita, pudemos apresentar dados sobre a constituição da Rede Mário Gatti e abordar questões e desafios relacionadas ao Hospital Ouro Verde”, afirmou.

Na apresentação para os visitantes, o presidente da Rede destacou “o ineditismo na criação de um modelo de gestão totalmente pública com a interface de empresas terceirizadas”. Também foram abordados “os ganhos efetivos já obtidos, como a gestão de pessoal mais ágil e com garantia de qualidade assistencial, além da centralização de materiais e serviços”.

O grupo conheceu todas as instalações do hospital, como as unidades de terapia intensiva adulta e pediátrica, as enfermarias, as salas de exame, o ambulatório e os prontos-socorros adulto e infantil. A promotora agradeceu a disponibilidade em oferecer esclarecimentos sobre o hospital e ressaltou que gostaria que o MP fosse visto não somente como um órgão de controle, mas como um parceiro que está imbuído do mesmo propósito. “É importante que as portas estejam abertas, que a Rede se disponibilize a prestar todos os esclarecimentos e mostrar o trabalho que é feito – que é um trabalho muito complicado e que envolve muitas pessoas. É muito importante que o MP tenha tido esse acesso integral ao hospital para conhecer essa dinâmica e poder trabalhar em conjunto com a Rede”, disse Cristiane Hillal.

Os conselheiros de Saúde Cecilio Serafim dos Santos e Geraldo Massarani Cestarióli também acompanharam a visita. Santos afirmou que é muito relevante essa interface com a Rede para que o órgão de controle social possa conhecer as ações que estão sendo implementadas. “À medida em que conhecemos as ações, podemos participar e sugerir. O diálogo é fundamental, até porque é um dos pilares do Sistema Único de Saúde, o SUS: a participação do controle social. Foi essencial que pudéssemos ter esse diagnóstico e conhecer os desafios, como a implementação de um conselho local do Hospital Ouro Verde, o que é bom para os usuários e para a gestão”.

 

Voltar a lista de novidades

 
Crédito: Divulgação
Presidente da Rede, Marcos Pimenta, apresentou o sistema aos visitantes

Crédito: Divulgação
Após esclarecer dúvidas, comitiva visitou o Hospital Ouro Verde