Novidades

Novidade

25/07/2019

Notícia - Saúde realiza ação para alertar sobre prevenção e riscos das hepatites
Autoria: - PMC

 

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Centro de Referência Municipal DST/AIDS, e a ONG Terra das Andorinhas realizaram uma ação no centro de Campinas na manhã desta quinta-feira, dia 25 de julho, para marcar o Julho Amarelo, mês de conscientização para a prevenção e combate às hepatites virais. As equipes fizeram testes rápidos de hepatites e deram orientações à população.

Na ação desta quinta-feira pela manhã, foram realizados 140 testes de hepatite B, sendo um resultado positivo. Já de hepatite C, foram 142 testes, sendo dois positivos. Neste mês, todas as unidades de saúde do Município estão intensificando os testes rápidos de hepatite B e C, além de incentivar as pessoas que ainda não tenham sido imunizadas a tomarem a vacina contra a hepatite B. 

A vacina contra a hepatite B está disponível em todos os centros de saúde de Campinas. São três doses, sendo uma após um mês da primeira e a última após seis meses. A cidade também possui três centros de testagem para hepatites e DSTs sendo um localizado no Centro de Refêrência DST/AIDS, na Rua Regente Feijó, 637, Centro; outro o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Ambulatório de Hepatites Virais Ouro Verde, na Avenida Ruy Rodrigues, 3434, Jardim Letícia; e CTA Cecom da comunidade da Unicamp. 

Nos CTAs, além de poder realizar os testes, a população recebe diversas orientações sobre a prevenção e como ocorre a transmissão das hepatites. São dadas, por exemplo, orientações sobre a necessidade de utilização dos preservativos em relações sexuais e de não compartilhamento de itens como alicates de unhas, escovas de dente, seringas e aparelhos de barbear. 

 

Sobre a doença

Hepatite é o nome que se dá às doenças que levam a inflamação do fígado e podem surgir de diversos modos como intoxicações medicamentosas ou por drogas, doenças autoimunes, além de infecções virais que são transmissíveis. Na hepatite ocorre um comprometimento da função hepática pelo processo inflamatório levando ao aumento das enzimas Transaminases no fígado.

Entre os sintomas estão febre, cansaço, dores articulares, dor abdominal, dores de cabeça, náuseas e frequentemente vômitos. Depois do período inicial, pode ocorrer o surgimento de icterícia, quando a pele do paciente torna-se amarelada. Esse sintoma também é acompanhado por acolia fecal – quando as fezes têm aspecto esbranquiçado – e colúria que se caracteriza pela urina escura quando o fígado não metaboliza o pigmento bilirrubina.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Divulgação
Pessoas que passaram pelo posto de testagem puderam fazer exames e receber orientações sobre as hepatites