Novidades

Novidade

01/10/2019

Notícia - Busca ativa para mamografia é desafio do outubro Rosa em Campinas
Autoria: - PMC

 

A cerimônia de abertura do Outubro Rosa, às 10h desta terça-feira, dia 1º, no Symetria, contou com a presença da primeira-dama de Campinas, Sandra Ciocci, que destacou os avanços na luta contra o câncer de mama, a ponto de a cidade ter zerado as filas para os exames de mamografia. Ela destacou ainda a importância de uma busca ativa das mulheres que ainda não realizam o exame, seja por medo, seja por desconhecimento. 

O evento contou com revoada de balões e a presença de representantes do governo municipal, com as modelos da exposição que será exibida no Iguatemi, representantes do Caism e de setores da sociedade civil engajadas na causa. O evento contou com uma pequena exposição de fotos da modelo Tamyres Caroline, de 22 anos, que superou a luta contra o câncer. As imagens foram feitas pelo fotógrafo Kassius Trindade. 

Os balões eram biodegradáveis e carregaram, cada um, sementes de ipês-rosa para que possam brotar onde caírem na cidade. No Symetria os interessados podem comprar camisetas da campanha por R$ 15,00. Toda renda obtida será revertida para o Grupo Rosa e Amor e para o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) da Unicamp. No dia 31, encerramento do Outubro Rosa, está agendada a entrega da renda arrecadada para as entidades. 

A edição deste ano tem como tema "AMAMAMA" e conta com uma extensa programação que inclui revoada uma exposição, palestras e caminhada. Todas as atividades são gratuitas.

 

Confira onde fazer mamografia durante o Outubro Rosa 

30/09 a 04/10- Sanasa -  Avenida da Saudade, 500, Ponte Preta. 

07/10 a 11/10- Instituto Padre Haroldo - Rua dr. João de Quirino do Nascimento, 1.601, Jardim Boa Esperança. 

14/10 a 18/10- Unidade fixa do Hospital de Amor - Avenida das Amoreiras, 860, Parque Itália. 

21/10 a 25/10- Igreja Assembléia de Deus (Rua Padre Cícero Canuto de Lima, 160, Pq Itália). 

28/10 a 31/10-Unidade fixa do Hospital de Amor -Avenida das Amoreiras, 860, Parque Itália.


Condições para o atendimento:
 

- horário de atendimento das 7h às 17h, em todos os locais 

- livre demanda (sem necessidade de agendamento prévio) para mamografia e papanicolau. Levar cópias e originais do CPF, RG, Cartão SUS e comprovante de endereço (é preciso morar em Campinas) 

- as mamografias são destinadas a mulheres entre 40 e 69 anos. Entre 40 e 49, o exame deve ser anual. Portanto, serão atendidas mulheres que nunca fizeram mamografia ou que realizaram o exame há um ano ou mais. As pacientes entre 50 e 69 anos só serão atendidas se tiverem feito o exame há dois anos ou mais, pois a periodicidade é bienal 

- os exames de papanicolau serão realizados em mulheres de 25 a 64 anos.

 

Voltar a lista de novidades

 
Crédito: Gilson Machado
A primeira-dama Sandra Ciocci e Luciene Carneiro de Carvalho, no Symetria