Novidades

Novidade

08/10/2019

Notícia - Outubro Brilhante intensifica atendimentos a crianças e adolescentes
Autoria: - PMC

 

Campinas está promovendo ações dentro do Mês Outubro Brilhante, voltado à conscientização e informação sobre as doenças oftalmológicas. Durante todo o mês estão sendo intensificados os atendimentos oftalmológicos direcionados a crianças e adolescentes de 5 a 14 anos de idade. Serão realizadas cerca de 1.300 consultas entre os dias 1º de outubro e 6 de novembro. Todas as crianças atendidas que necessitarem receberão óculos gratuitamente por meio de empresas parceiras.

A seleção foi feita com base nas crianças que aguardavam agendamento de consulta com oftalmologista e que apresentam acuidade visual igual ou menor que 0,6 em um dos olhos ou queixas como cefaleia, prurido, olho vermelho, estrabismo e ptose. 

Justifica-se a priorização do atendimento de crianças, especialmente nesta faixa etária, porque as deficiências na visão podem ocasionar dificuldades de aprendizado, bem como pela intervenção em tempo oportuno para evitar a ambliopia, que é uma causa de cegueira prevenível.

Os pais devem levar as crianças que passaram pelas consultas até a Policlínica 2, entre os dias 21 de outubro e 8 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, para escolha das armações. É preciso levar a prescrição. Depois de prontos, os óculos serão enviados ao Centro de Saúde de referência da família para que possa ser retirado. 

As consultas estão sendo realizadas em serviços próprios da rede municipal de saúde, instituições conveniadas e em clínicas particulares que estão participando do Outubro Brilhante. No total, mais de 20 clínicas oftalmológicas atenderão as crianças durante todo o mês. A articulação foi feita por meio da Associação de Oftalmologia de Campinas (AOC). 

 

Sobre o Outubro Brilhante 

O mês Outubro Brilhante foi instituído pela Lei Municipal nº 15.528 de 5 de dezembro de 2017 e regulamentado pelo decreto municipal Nº 20.044 de 9 de outubro deste ano pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette. Na mesma ocasião também foi regulamentada a lei que institui a Semana de Prevenção e Combate à cegueira. 

A regulamentação institui que ações educativas sobre o tema devem ser realizadas anualmente em outubro para orientar e conscientizar a população sobre a saúde ocular e com enfoque na prevenção à cegueira. As ações devem ser desenvolvidas nas unidades de saúde, em parceria com instituições de ensino e assistenciais.

 

Voltar a lista de novidades