Novidades

Novidade

31/10/2019

Notícia - Secretaria de Saúde divulga novo boletim epidemiológico de sarampo
Autoria: - PMC

 

A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou nesta quinta-feira, 31 de outubro, um novo boletim sobre os casos de sarampo. Desde 8 de julho de 2019, foram registradas 99 confirmações da doença. Na cidade, cerca de 85 mil pessoas foram vacinadas contra o sarampo neste ano. 

Dos 99 casos, 28 foram registrados em menores de um ano; 22 são em crianças entre 1 e 4 anos; cinco, em crianças entre 5 e 9 anos; três entre 10 e 14 anos; oito entre 15 a 19 anos. Outros 23 casos ocorreram em adultos na faixa etária entre 20 e 34 anos; oito, na faixa entre 35 e 49 anos de idade. Também há dois casos entre 50 e 64 anos. Não houve óbitos. 

Em todos os casos, antes mesmo da confirmação por exames de laboratório, foram desencadeadas as medidas preconizadas, que incluem o afastamento social dos casos suspeitos durante o período de transmissibilidade e a identificação e bloqueio vacinal das pessoas que tiveram contato com os casos suspeitos. O objetivo de tais medidas é interromper a transmissão. 

Desde julho, em ações de bloqueio, foram aplicadas cerca de 11 mil doses de vacina contra o sarampo.

 

Campanha 

Entre 7 e 25 de outubro aconteceu a Campanha de Vacinação contra o Sarampo. Durante este período, 14.446 crianças entre 6 meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) compareceram aos postos de vacinação. No entanto, foram aplicadas 2.778 doses (já incluídas nas mais de 85 mil), pois a campanha foi de intensificação, voltada para pessoas que ainda não haviam sido vacinadas. 

“A boa cobertura vacinal mostra a boa adesão da população e o entendimento de que o sarampo é uma doença grave e altamente transmissível. Todas as crianças que foram levadas aos Centros de Saúde tiveram suas carteirinhas avaliadas e os pais foram orientados sobre a importância de manter a vacinação em dia”, afirmou a diretora do Devisa, Andrea von Zuben. 

A vacina contra o sarampo continua disponível em todos os centros de saúde da cidade e é gratuita. 

De 18 a 30 de novembro uma nova etapa da campanha de vacinação vai atualizar as carteiras de adultos entre 20 e 29 anos. O esquema preconizado para esta faixa etária é de duas doses da vacina.

 

Recomendações 

Pessoas com sintomas de sarampo devem procurar imediatamente o atendimento médico e manter o afastamento social. Os sinais incluem febre, conjuntivite, tosse, coriza e vermelhidão no corpo.

 

Situação no Brasil 

Após ter sido considerado eliminado no Brasil, o sarampo voltou a registrar casos no país em 2018, inicialmente em Roraima e no Amazonas. O impulso para o retorno da doença foi a entrada de casos importados e a baixa cobertura vacinal no Brasil. A situação fez o Brasil perder o certificado de país livre da doença, o qual havia sido entregue pela Organização Panamericana de Saúde (Opas) em 2016. Contribuiu também a disseminação de informações falsas sobre a vacina.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Arquivo PMC
Cerca de 85 mil pessoas foram vacinadas contra o sarampo neste ano em Campinas