Novidades

Novidade

31/10/2019

Notícia - Emoção e conquistas marcam o encerramento da Campanha Outubro Rosa
Autoria: - PMC

 

Os participantes concordaram: foi difícil conter a emoção e as lágrimas no encerramento da campanha Outubro Rosa deste ano. O final teve uma sensação que foi além daquela do dever cumprido, já que a campanha foi abraçada por muitos que contribuíram para a causa, com apoio, com trabalho, com ações voluntárias.

Todos os envolvidos prestigiaram o movimento até o último dia. Eles estiveram juntos mais uma vez nesta quinta-feira, 31 de outubro, para reafirmar o compromisso com a prevenção do câncer de mama. Nesta quinta-feira, às 19h, como parte do encerramento da campanha, será realizada a palestra gratuita “Câncer de Mama”, no anfiteatro da Enf Lar Saúde, em Campinas.

O local escolhido para o fechamento da campanha, na manhã desta quinta-feira, foi decorado com capricho e ganhou um visual que remetia à marca do movimento: a área de convívio do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), na Unicamp, foi coberta com guarda-chuvas rosa. Ali, pacientes, funcionários, alunos, profissionais e convidados prestigiaram apresentações musicais, oferecidas por músicos voluntários da Orquestra Sinfônica de Campinas e do grupo de Música da FACAMP. O desfile das mulheres que enfrentaram o câncer de mama foi outro destaque e, ao final, os organizadores apresentaram a prestação de contas para as entidades beneficiadas com a campanha.

A primeira-dama, Sandra Ciocci, ressaltou que o Outubro Rosa não é uma campanha exclusiva da Prefeitura de Campinas. “Trata-se de uma ação muito maior. Primeiro, na realização da parte acadêmica, a cargo do Caism. Da importância do mundo acadêmico saindo pra fora das portas da universidade e atingindo a comunidade com o conhecimento que eles produzem, transformando isso em benefício para a população. Segundo, que é a união de pessoas que, antes, faziam atividades separadas do Outubro Rosa, e que agora estão se unindo para que cada vez o evento tenha maior visibilidade e mais pessoas sejam atingidas”, disse.

Sandra Ciocci, acompanhada pelo grupo Música da FACAMP, participou da apresentação. Também as mulheres que foram modelos para a exposição Outubro Rosa deste ano desfilaram para o público presente. Elas ainda receberam as fotos feitas pelos seis fotógrafos voluntários, alunos da FACAMP, que participaram da exposição “O que te move”.

As modelos foram recrutadas entre as pacientes do hospital Caism e aquelas assistidas pelo Grupo Rosa e Amor. As duas entidades receberam a renda obtida com a venda das camisetas da campanha. “Antes mesmo da Caminhada do Outubro Rosa deste ano já havíamos vendido todas as camisetas confeccionadas: 2.124 que, comercializadas por R$ 15 cada, totalizaram R$ 31.860,00. Desse valor, 50% foram revertidos para o Caism e outros 50% para o Grupo Rosa e Amor”, explicou Luciene Carneiro Carvalho, do Salão de Beleza Symetria, parceiro na realização da campanha.

O Symetria também é um posto de arrecadação de doação de cabelos, que se transformam em perucas para mulheres em tratamento de câncer de mama. O salão realizou 213 cortes solidários este ano, uma ampliação se comparados aos 170 cortes do ano passado.

A palestra “Câncer de Mama”, no anfiteatro da Enf Lar Saúde, em Campinas, será aberta ao público e não há necessidade de inscrição. O palestrante será o professor e oncologista Paulo Pizão. O endereço da Enf é avenida Dr. Carlos de Campos, nº 128/132, Vila Industrial.

 

Voltar a lista de novidades

 
Crédito: Fernanda Sunega
Primeira-dama ao violão durante as apresentações musicais

 


Crédito: Fernanda Sunega
O rosa predominou na decoração do CAISM

 


Crédito: Fernanda Sunega
Cabelos doados se transformam em perucas

 


Crédito: Fernanda Sunega
Pacientes viraram modelos

 


Crédito: Fernanda Sunega
Organizadores da campanha, parceiros e pacientes