Novidades

Novidade

19/11/2019

Notícia - CS de Sousas mudará atendimento, a partir da quinta-feira, para reforma
Autoria: - PMC

 

O Centro de Saúde “Pedro Antônio Pierro”, em Sousas, terá suspensão temporária de suas atividades a partir da próxima quinta-feira, dia 21 de novembro. O atendimento à população da região que é coberta pelas equipes do CS Sousas será retomado na próxima segunda-feira, dia 25 de novembro, em outros locais de forma temporária. Apenas a Farmácia ainda atenderá nos dias 21, 22 e 25 no atual endereço, mas depois será transferida para o Clube Recreativo Sousense. A mudança é por conta da etapa final de reforma do CS Sousas, que durará cerca de cinco meses.

A mudança de espaço já estava prevista e foi planejada para a realização da segunda etapa de reformas do CS Sousas. Na primeira fase, houve a troca de todo o telhado, início dos reparos nas redes elétrica e hidráulica, adequação de salas internas, substituição de toldo externo por um telhado de zinco, com nova pintura isolante.

Agora, durante os próximos cinco meses, a unidade ficará fechada para a manutenção interna geral, com troca de pisos e azulejos, revisão final da parte elétrica e do encanamento, e pintura geral. As obras terão início em dezembro e estão programadas para seguir até começo de março. Mas todo o atendimento será mantido, dividido em três locais: Centro de Saúde de Joaquim Egídio, Clube Recreativo Sousense e no Salão Comunitário da Vila Santana. Clique aqui para ver os locais de atendimento.

O investimento inicial da reforma do CS foi de R$ 180 mil e contou com a mão de obra de reeducandos e funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Os recursos são próprios da Administração Municipal, dos orçamentos da Subprefeitura do Distrito de Sousas e do setor de manutenção predial da Secretaria Municipal da Saúde.

O CS de Sousas tem 70 funcionários e é referência para uma população de 31 mil pessoas. São realizados cerca de 250 atendimentos ao dia. 

 

CS Joaquim Egídio

O atendimento de adultos e crianças, o agendamento e as consultas de ginecologia, pediatria e odontologia serão feitos pelas equipes no Centro de Saúde de Joaquim Egídio. Lá também serão realizados os procedimentos de enfermagem (vacinação, inalação, medicamentos injetáveis, retirada de pontos e curativos).

O CS de Joaquim Egídio fica na rua Heitor Penteado, nº 1.225. O horário de funcionamento é das 7 às 18h. 

 

Clube Recreativo Sousense

O Clube Recreativo Sousense, que fica na região central do distrito, vai sediar a maior parte dos serviços aos usuários, cobrindo os pacientes das equipes Verde/1 (bairros São Conrado, Centro, área rural e parte do Jardim Jatibaia), Rosa/3 (Vila Brandina) e Azul/5 (Cohab, parte do Jatibaia, Jardim Botânico e Vila Iorio). 

Haverá atendimentos para cadastros, emissão do cartão SUS, agendamento de consultas com clínico geral (adulto), consultas médicas agendadas (adultos), renovação de receitas, grupo de medicação de saúde mental, coleta de exames laboratoriais (segunda e quarta-feira) e aplicação de medicações injetáveis agendadas (anticoncepcionais, medicações controladas e benzetacil). O acesso será pela lateral do Clube, com entrada pela Rua Sete de Setembro, nº 41. Atendimento das 7h às 17h.

No Clube Recreativo Sousense serão realizados os exames de acuidade visual e eletrocardiograma das pessoas atendidas pelas pelas equipes Verde/1, Rosa/3 e Azul/5, mas de acordo com o agendamento prévio. A Coordenação Administrativa do CS Sousas passará a funcionar no Clube, atendendo pacientes de todas as equipes da unidade. 

Lá, também será feita a entrega de materiais de enfermagem para os pacientes de todas as equipes que já foram avaliados e cadastrados. A Farmácia passará a atender no Clube, mas nos dias 21, 22 e 25 de novembro, ainda estará no antigo local. A mudança dos equipamentos e medicamentos será feita no dia 26 de novembro. O expediente no novo local está previsto para começar no dia 27 de novembro, também das 7h às 17h. 

 

Salão Comunitário da Vila Santana 

Os moradores cobertos pelas equipes Vermelha/2 (Vila Santana, Arboreto, Saint Helene, Araucárias, Parque das Hortências) e Amarela/4 (Jardim Conceição, Imperial Parque e Notre Dame) passarão a ser atendidos no Salão Comunitário da Vila Santana, na Rua Nazário Basílio de Almeira, nº 50. Haverá atendimentos para cadastros, emissão do cartão SUS, agendamento de consultas com clínico geral (adulto), consultas médicas agendadas (adultos), renovação de receitas, grupo de medicação de saúde mental, coleta de exames laboratoriais (terça e sexta-feira) e aplicação de medicações injetáveis agendadas (anticoncepcionais, controladas e benzetacil). O horário de funcionamento será das 7h às 17h.

Também no salão da Vila Santana serão feitos os exames de Acuidade Visual para os usuários cobertos pelas equipes Vermelha/2 e Amarela/4, de acordo com os agendamentos.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Gilson Machado
Segunda etapa da reforma será iniciada em dezembro e deve durar cinco meses