Novidades

Novidade

17/02/2020

Notícia - Prefeitura entrega reforma e ampliação do CS Vila Castelo Branco
Autoria: - PMC

 

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, entregou no sábado (15), a reforma e ampliação do Centro de Saúde da Vila Castelo Branco. Na ocasião, ele assinou decreto dando o nome ‘Nair dos Santos Braz’ ao local. A obra, que faz parte do programa ‘Saúde em Ação’, em parceria entre a Prefeitura, Governo do Estado e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), beneficia quase 20 mil pessoas de sete bairros da região. 

“O que estamos fazendo aqui, na Vila Castelo Branco, estamos fazendo também em toda a cidade. Estamos entregando esta e todas as outras obras no prazo certinho”, afirmou o prefeito durante a cerimônia de inauguração. 

Com investimento de mais de R$ 2,2 milhões, mais R$ 170 mil na compra de novos equipamentos, a reforma teve início em 2 de julho de 2018. A unidade possui uma área construída de 746,69 metros quadrados, incluindo a ampliação de 60,31 metros quadrados. Os funcionários terão um local mais adequado para trabalhar com novos equipamentos e um espaço mais organizado, com copa e vestiários. 

Com a reforma, a recepção ficou ampla, e a farmácia separada com acesso do lado de fora da unidade. Assim, os pacientes não precisam mais entrar no centro de saúde para pegar medicamentos. O projeto contemplou acessibilidade na entrada e nos banheiros, que foram adaptados para pessoas com deficiência.

O Centro de Saúde ‘Nair dos Santos Braz’ possui sala de espera, nove consultórios clínicos e dois ginecológicos, além de consultórios odontológicos. A estrutura inclui salas de exames, de procedimentos e de vacina, e um setor administrativo com espaços para reuniões. Com a ampliação, o local recebeu mais dois consultórios e uma sala de odontologia maior com três boxes individuais. 

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e conta com 92 funcionários. A equipe é composta por médicos, dentistas, farmacêuticos e atendentes de farmácia, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos, agentes comunitários de saúde e vigilantes 24 horas. 

Com mais de 500 atendimentos por dia, o Centro de Saúde da Vila Castelo Branco possui também grupos de tratamento contra o tabagismo, saúde mental, planejamento familiar, hipertensos e diabéticos. É também um centro de saúde-escola que reúne alunos de vários cursos como enfermagem, nutrição, medicina, terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia e odontologia. Com a reforma, os cerca de 20 estagiários que passam pela unidade por dia ganharam uma sala de estudos mais organizada.  O Centro de Saúde também está iniciando o projeto ‘Farmácia Viva’, com plantas medicinais. 

 

Homenagem

O Centro de Saúde recebeu o nome de uma moradora da Vila Castelo Branco, falecida em 2012 aos 75 anos. Nair dos Santos Braz participava da luta por melhorias na saúde. Era casada com João Braz, que atuava como motorista particular, também falecido. O casal deixou dois filhos, Beatriz e Reinaldo, e o neto Juan Pablo. 

 

Voltar a lista de novidades

 
Crédito: Fernanda Sunega
Jonas comenta investimentos na Saúde

 


Crédito: Fernanda Sunega
Secretário de Saúde fala em evento

 


Crédito: Fernanda Sunega
Decreto concede o nome "Nair dos Santos Braz" ao local

 


Crédito: Fernanda Sunega
Melhorias beneficiam 20 mil pessoas de sete bairros da região

 


Crédito: Fernanda Sunega
Vice-prefeito participou da cerimônia de entrega