Novidades

Novidade

17/02/2020

Notícia - Obras do CS Ipaussurama tiveram investimento de R$ 2,7 milhões
Autoria: - PMC

 

Depois de passar por obras de reforma e ampliação, o Centro de Saúde Ipaussurama foi entregue no domingo (16), pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e passou a se chamar ‘Angela de Campos Trentin’. A obra integra o programa ‘Saúde em Ação’, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Campinas, o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e beneficia uma população de cerca de 12 mil habitantes. 

“Temos conseguido grandes conquistas, principalmente na área da saúde. Esse projeto é regional e deu tão certo que o Banco Mundial já está querendo fazer o Saúde em Ação 2, porque fazemos corretamente o que nos comprometemos a fazer”, destacou o prefeito Jonas Donizette. 

Com a ampliação, a unidade passou de 524 para 673 metros quadrados. Foram investidos cerca de R$ 2,7 milhões nas obras e na compra de equipamentos e mobiliário. O CS ganhou quatro banheiros adaptados, espaço para práticas integrativas e área para coleta ambulatorial com sala de espera, consultórios de ginecologia com banheiros individuais e fraldário. O número de consultórios médicos aumentou de sete para nove. A unidade recebeu ainda pintura nova e as redes elétrica e hidráulica passaram por manutenção. O CS também passou a contar com acessibilidade e será totalmente informatizado.

Inaugurado em agosto de 1998, o Centro de Saúde Ipaussurama realiza, em média, 500 procedimentos por dia e conta com 43 funcionários. O local também funciona como unidade-escola, com estágio de estudantes dos cursos de medicina, psicologia, terapia ocupacional, odontologia, fisioterapia e nutrição da PUC-Campinas. 

A unidade conta também com salas de urgência, de vacinação, de curativos e procedimentos de enfermagem, recepção, banheiros para pacientes e consultório odontológico com duas cadeiras para atendimento. A estrutura inclui salas para atendimento do núcleo de apoio à saúde da família, para agentes comunitários de saúde, para especialidade e para a coordenação, além de cozinha, vestiário para funcionários, depósito para material de limpeza, lixeiras divididas por tipos de resíduos e horta da Farmácia Viva. O Centro de Saúde funciona de segunda a sexta-feira, das7h às 19h. 

 

Origem do nome 

Angela de Campos Trentin formou-se em nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em saúde pública pela Unicamp, foi diretora da faculdade de nutrição da PUC-Campinas. A homenageada tinha experiência docente e administrativa na área de saúde coletiva e gestão, com ênfase em saúde pública. No Centro de Saúde Ipaussurama, era docente nos estágios de nutrição dos alunos da PUC. Faleceu em 2013, aos 65 anos. 

 

Voltar a lista de novidades

 
Crédito: Fernanda Sunega
Descerramento da placa de inauguração

 


Crédito: Fernanda Sunega
Jonas fala em evento

Crédito: Fernanda Sunega
Moradores participam de cerimônia

 


Crédito: Fernanda Sunega
Prefeito cumprimenta usuários

Crédito: Fernanda Sunega
Unidade realiza uma média de 500 procedimentos por dia