Novidades

Novidade

26/02/2020

Notícia - Capacitação sobre dengue mobiliza 300 trabalhadores de empresas privadas
Autoria: - PMC

 

A Prefeitura de Campinas, por meio do Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses, realizou este ano a qualificação de funcionários de três empresas privadas na cidade. Ao todo mais de 300 pessoas foram capacitadas na Samsung, MRV e Arcor. 

As ações foram desenvolvidas pelas Vigilâncias em Saúde distritais Norte, Sul e Leste. O objetivo foi esclarecer sobre a prevenção e combate a vetores e doenças que são transmitidas, tais como dengue, zika e chikungunya, além de acidentes com animais peçonhentos. Instituições interessadas devem enviar um e-mail para o Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde)  devisa@campinas.sp.gov.br, manifestar interesse e deixar o contato para retorno. 

Na Arcor, uma palestra de profissionais de saúde da Prefeitura de Campinas contou com a presença de gestores e lideranças para disseminar informações sobre as arboviroses e para torná-los multiplicadores dos conhecimentos adquiridos junto aos demais colaboradores, familiares e amigos. O evento reuniu 30 funcionários. 

Na construtora MRV, profissionais de saúde da Prefeitura de Campinas abordaram os desafios de enfrentar as arboviroses, com informações sobre o ciclo do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika, chikungunya e febre amarela, o comparativo de sintomas das arboviroses e formas de controle de criadouros (mecânico e químico, mediante o uso de larvicida). A ação foi dirigida a 80 funcionários. 

Na Samsung, a equipe de controle ambiental da Vigilância em Saúde Leste, em conjunto com os Agentes Comunitários de Saúde do Centro de Saúde 31 de Março, montou um stand informativo com maquetes, folders e amostras sobre a prevenção da dengue, zika vírus e chikungunya, a pedido da Segurança do Trabalho. A iniciativa mobilizou 200 funcionários. 

O Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses vem realizando ações como operação cata-treco, limpeza de terrenos, controle de criadouros, nebulização em áreas de transmissão e orientações à população em toda cidade, para que seja evitada a propagação do mosquito Aedes aegypti. 

O Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses reúne 14 secretarias (Secretaria Municipal de Governo; de Saúde; de Educação; de Serviços Públicos; do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Recursos Humanos; de Administração; de Comunicação; de Trabalho e Renda; de Esportes e Lazer; de Cultura; de Habitação; de Relações Institucionais, e de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos), além da Defesa Civil, do 156 e da Rede Mário Gatti e da Sanasa. O Comitê planeja continuamente as atividades de combate à dengue, ao zika vírus e à chikungunya em Campinas. 

Acesse o hotsite https://dengue.campinas.sp.gov.br/ para saber mais sobre o que a Prefeitura de Campinas está fazendo e como você pode colaborar para combater a dengue.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Arquivo Pessoal
Na Arcor, uma palestra de profissionais de saúde da prefeitura de Campinas contou com a presença de gestores e lideranças