Novidades

Novidade

04/03/2020

Notícia - Prefeitura recepciona primeiros residentes do "Mais Médicos Campineiro"
Autoria: - PMC

 

Os primeiros 47 médicos residentes que vão atuar no programa “Mais Médicos Campineiro” foram recebidos nesta quarta-feira, dia 4 de março, em um evento no Salão Vermelho. Os profissionais vão começar a atender a população a partir de 9 de março. Eles receberão bolsas de R$ 11 mil mensais.

O programa é fruto de um convênio firmado com a Unicamp, a PUC-Campinas, a Faculdade São Leopoldo Mandic e a Rede Mário Gatti. Desde a última segunda-feira, dia 2 de março, os médicos residentes estão participando de atividades na rede de saúde. Na programação, estão visitas ao Hospital Ouro Verde, UPA Campo Grande, Hospital Mário Gatti, Centro de Saúde São Bernardo, entre outras. O acolhimento desta quarta-feira faz parte da programação.

De acordo com o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, os médicos vão dedicar 70% de seu tempo ao trabalho em centros de saúde e, 30%, nas unidades de urgência e emergência como o Samu, UPAs e hospitais das entidades participantes. “A grande dificuldade é trazer o médico que está se formando para essa área de saúde da família. Que é aquele médico de antigamente que ouve e conhece a vida das pessoas. Hoje demos um passo importante na criação desse programa que é inédito no Brasil. Muitas cidades já têm pedido a cópia dessa lei para ver se conseguem replicar em seus municípios”. 

O secretário Municipal de Saúde, Carmino de Souza, destacou que o projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara sem nenhum voto contrário, tamanha a sua importância. Segundo ele, é a primeira vez que o poder público entra na questão do ensino formal em parceria com as faculdades criando uma bolsa específica para fomentar uma política pública fundamental ao país. 

“A atenção primária é uma política de Estado no Brasil e precisamos avançar nesse mecanismo. O médico têm um compromisso social. A ética do trabalho de vocês é fundamental e mais do que nenhum especialista vão ter contato com a sociedade. Vocês vão entrar na casa das pessoas, recebê-las em seus consultórios e fazer ações de prevenção e de restauração da saúde. Agradeço o interesse, dou boas-vindas a todos e desejo boa sorte e muito sucesso”, disse Souza dirigindo-se aos novos residentes. 

O evento teve a presença de autoridades legislativas e representantes das universidades participantes do programa. O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, e o presidente da Rede Mário Gatti, Marcos Pimenta, também participaram do evento. 

“Mais Médicos Campineiro” prevê a entrada de 120 médicos. Neste primeiro momento, 47 estão sendo recebidos. Outros 13 serão convocados assim que houver liberação do MEC. No ano que vem, mais 60 residentes entrarão no programa. 

A residência desses profissionais terá duração de dois anos e será em Medicina de Família e Comunidade, a fim de ampliar e aprimorar o atendimento à população. Campinas tem 148 equipes de saúde da família. Com a chegada dos novos médicos, o número será aumentado.

Todos os profissionais do “Mais Médicos Campineiro” têm registro profissional no Conselho Regional de Medicina (CRM) e não substituirão os concursos públicos realizados em Campinas. Eles serão supervisionados por tutores acadêmicos e médicos.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Fernanda Sunega
Jonas dá as boas-vindas aos residentes

 


Crédito: Fernanda Sunega
Secretário de Saúde fala da importância do projeto

 


Crédito: Fernanda Sunega
Profissionais vêm da Puc-Campinas, Unicamp e São Leopoldo Mandic

 


Crédito: Fernanda Sunega
Cerimônia teve participação de representantes das universidades