PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Campinas, 27 de agosto de 2004.

Srs Pais ou Responsáveis,

No dia 21 de agosto teve início a 2ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo que se estenderá até o dia 3 de setembro em todo o país.

O objetivo desta campanha é vacinarmos todas as crianças menores de 5 anos contra a poliomielite e todas as crianças de 1 a 4 anos contra o sarampo, caxumba e rubéola.

Esta vacinação é muito importante para mantermos o país sem casos de sarampo e poliomielite. Apesar do último caso de poliomielite ter ocorrido no Brasil em 1989, esta doença continua ocorrendo no mundo, principalmente nos países africanos e asiáticos. Por isto é necessário mantermos altas coberturas vacinais, para evitar que o vírus da poliomielite volte a circular no país.

Em relação ao sarampo, tivemos uma epidemia no país em 1997 com aproximadamente 30.000 casos e 23 óbitos pela doença somente no Estado de São Paulo. O último caso de sarampo transmitido no Brasil foi em 2000. Para continuarmos sem a ocorrência de sarampo e não termos outra epidemia, é importante garantirmos o reforço da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) em todas as crianças de 1 a 4 anos até o dia 3 de setembro. Atualmente o México está com surto de sarampo.

Estas vacinas são seguras e os eventos adversos são bastantes moderados. A vacina contra a poliomielite não causa evento adverso e a vacina tríplice viral pode causar após  5 a 10 dias da vacinação, exantema (manchinhas vermelhas no corpo) e febre baixa.

Assim solicitamos aos que ainda não fizeram, que levem seus filhos menores de 5 anos em um dos Centros de Saúde para tomar as vacinas da campanha. É importante levar a carteira de vacinação para atualizar as vacinas que estiverem atrasadas.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE