HOSPITAL MUNICIPAL "DR. MÁRIO GATTI"

EDITAL- PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2003

 

A COREME, torna público que realizará o processo de seleção, para preenchimento de vagas para Residência Médica, para o Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" , de acordo com o presente Edital, cuja síntese será publicada na imprensa local. O processo seletivo reger-se-á pelas instruções contidas neste Edital.

I - DAS OCUPAÇÕES:

Especialidades Ano Vagas Pré-Requisitos
Clínica Médica *  R1 04 Vagas Formado em Medicina 
Cirurgia Geral *   R1 06 Vagas Formado em Medicina  
Neurocirurgia * R1 02 Vagas

Formado em Medicina, sendo que o 1º ano será em Neurologia Clínica  realizado dentro do programa de Residência Médica em Neurocirurgia    

Ortopedia e Traumatologia *  R1 04 Vagas Formado em Medicina
Pediatria    R1 06 Vagas Formado em Medicina
Cirurgia Geral    R3 01 Vaga 2 anos de Cirurgia Geral
Angiologia e Cirurgia Vascular R1 01 Vaga 2 anos de Cirurgia Geral
Cirurgia Plástica   R1 01 Vaga 2 anos de Cirurgia Geral
Urologia R1 02 Vagas 2 anos de Cirurgia Geral

Os pré-requisitos devem ter sido cumpridos em instituições reconhecidas pelo MEC

* Uma vaga reservada para o Exército

 

II - DAS INSCRIÇÕES:  

2.1 As inscrições para o processo seletivo que trata o Edital serão recebidas do dia 29 de Outubro ao dia 29 de Novembro de 2.002, das 09h às 15h30 (dias úteis) na sala da COREME do Hospital Municipal Mário Gatti, situado  na Av. Prefeito Faria Lima nº 340, Bairro Parque Itália- Campinas/ SP, mediante a entrega dos documentos mínimos ao final exigidos, bem como da ficha de inscrição, devidamente preenchida com letra de fôrma e assinada. 

2.2 A inscrição implica, desde logo, o conhecimento e tácita aceitação, pelo candidato, das condições estabelecidas neste Edital, não podendo, portanto, o candidato, alegar desconhecimento das mesmas. 

2.3 Valor das inscrições: R$ 120,00 

III - DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÕES:

3.1 Possuir, até a data final das inscrições, os requisitos de inscrição estabelecidos neste edital.

3.2 Documentação necessária para inscrição: 

- ficha de inscrição devidamente preenchida com letra de fôrma e assinada;

- cópia simples do documento de identidade,

- declaração de que está cursando o último período do curso médico reconhecido pelo MEC ou cópia da cédula do CRM.

- cópia do certificado de conclusão ou declaração de que está completando, ou já completou, o 2º ano da área básica de programa reconhecido pela CNRM (quando for o caso)

- Cópia da Certidão de nascimento dos filhos (quando for o caso)

- Comprovante do pagamento da taxa de inscrição

- Procuração e documento de identidade do procurador, para o caso de inscrição por procuração

- Para os  médicos estrangeiros formados no exterior, será necessário que tenha diploma revalidado pelas Universidades autorizadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), segundo as Resoluções CFM nº 1615 de 07/02/2001 e 1630 de 23/11/2001.

IV - DA INSCRIÇÃO:  

4.1 Após certificar-se de que possui os requisitos   para inscrição:  

A) Comparecer, pessoalmente ou com procuração, entre os dias 29 de Outubro e 29 de Novembro de 2.002, das 09h às 15h30 (dias úteis) na sala da COREME do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, situado na Av. Prefeito Faria Lima nº 340, Bairro Parque Itália- Campinas/ SP, para entrega dos documentos acima referidos. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito preferencialmente no posto de atendimento do Banco do Brasil situado no HMMG. O horário de funcionamento do posto BB do HMMG é das 11h às 15h.

4.2 É obrigação do candidato ou seu procurador conferir as informações contidas na Ficha de Inscrição, bem como tomar conhecimento do local, data e horário de realização do processo seletivo.

4.3 As inscrições referentes aos Programas de Residência oferecidos deverão ter opção única e intransferível. É vedada, a qualquer título, a mudança de opção após o término das inscrições.

4.4 Não será aceita entrega de documentos após a concretização da inscrição.

4.5 A aprovação das inscrições dependerá do cumprimento, por parte do candidato, das disposições relativas
à inscrição neste Edital.

4.6 Em nenhuma hipótese haverá devolução da importância paga.

4.7 A lista de inscrições deferidas e indeferidas será publicada no DOM na data de  06/12/2002, cabendo recurso no prazo de 48 horas em caso de indeferimento,  devendo o recurso ser encaminhado à COREME do HMMG, para avaliação da Comissão Organizadora.

 

V - DAS BANCAS EXAMINADORAS E DA COMISSÃO  

5.1 Para o presente processo será nomeada banca examinadora, composta, por no mínimo 03 (três) membros, que cuidarão da confecção das provas, aplicação e correção das mesmas, bem como de demais providências necessárias.

 

VI - DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:  

6.1 O processo seletivo será composto de duas fases     

6.1.1 Primeira Fase: Para os programas de acesso direto, 100 testes de múltipla escolha, igualmente distribuídos entre as áreas de: Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Cirurgia Geral, Clínica Médica , Psiquiatria e  Medicina Preventiva e Social para as especialidades: Pediatria, Cirurgia Geral (R1), Ortopedia e Traumatologia, Neurocirurgia e  Clínica Médica.

Para os programas que exigem pré-requisito, 50 testes de múltipla escolha da área básica de Cirurgia Geral para as especialidades de: Urologia, Angiologia e Cirurgia Vascular, Cirurgia Plástica e R3 de Cirurgia Geral.

6.1.2 Não serão computadas questões não assinaladas, questões que tenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, mesmo que legível.

6.1.3 A pontuação da primeira fase terá peso 9, ficando habilitado(s) para a 2ª fase, o(s) candidato(s) que obtiverem a nota igual ou superior ao número equivalente à proporção 6 (seis) candidatos por vaga disponível, em caso de empate, todos os candidatos enquadrados neste limite estarão habilitados para a segunda fase. O resultado da 1ª fase será divulgado nas dependências da COREME do HMMG no dia 13/01/2003 às 15h.

6.2 Os candidatos habilitados deverão trazer curriculum vitae nos dias 14, 15 e 16 de janeiro das 09h às 15h30 na COREME do HMMG, tendo o curriculum vitae peso 1.

Roteiro para análise de Curriculum Vitae:

Curso de Graduação:

1-Internato - tempo de duração (cada ano de internato = 5 pontos) máximo 10 pontos

2-Conclusão do Curso (subtrai 2 pontos por ano perdido) máximo 10 pontos

3-Sanções disciplinares (menos 5 pontos por sanção)

4-Monitoria (4 pontos por monitoria)  máximo 20 pontos

Atividades científicas, publicações e cursos

1- Artigos científicos publicados em periódicos (1 ponto por publicação) máximo 7 pontos

2-Comunicação em congressos - temas livres, pôsters, etc (1 ponto por comunicação) máximo 7 pontos

3-Livros ou capítulos publicados (1 ponto por publicação) máximo 7 pontos

4-Cursos de extensão, jornadas, simpósios,etc

1-10=1 ponto / 11-15=2 pontos / 16-20=3 pontos / acima de 20= 4 pontos

5-Cursos de aperfeiçoamento, especialização ou continuados com carga horária mínima de 100 horas (2,5 pontos por curso) máximo 5 pontos

Atividades de pesquisa

1-Participação como membro efetivo em pesquisas (2 pontos por pesquisa) máximo 10 pontos

Participação em órgãos colegiados universitários e atividade comunitária

1-Centro acadêmico, representante discente em órgãos colegiados, etc. (0,5 ponto por atividade) máximo 3 pontos

2-Organização de congressos, cursos, atividades de grupo, etc. (1 ponto por atividade) máximo 4 pontos

3-Atividade comunitária (0,5 ponto por atividade) máximo 3 pontos

Pós Graduação

Mestrado (4 pontos)

Doutorado (6 pontos)

 

6.3 Das somas da nota da 1ª fase com a nota do curriculum vitae, será processada a classificação final   dos candidatos, a qual será em ordem decrescente em listas de classificação por especialidade e função  (R1/R3).

6.4 Em caso de igualdade da nota final, terá preferência, sucessivamente:

-          Maior número de filhos

-          Maior idade (em anos, meses e dias)

-          Permanecendo o empate, será feito  sorteio.

 

VII - DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS- CRONOGRAMA  

7.1 A Prova escrita do processo seletivo será realizada no dia 11 de Janeiro de 2.003 às    09h, no SESI da Avenida das Amoreiras, 450, Campinas (ao lado do Hospital Mário Gatti)

As provas terão duração de 03 (três) horas, encerrando-se portanto às 12h, só podendo o candidato retirar-se 01 hora após o início da prova.

7.2 Recomenda-se aos candidatos que compareçam ao local designado da Prova Escrita, no mínimo meia hora antes do horário estabelecido para a respectiva Prova, para que tomem conhecimento da sala que farão a Prova.

7.3 O ingresso na sala de provas só será permitido  ao candidato que apresentar documento hábil de identidade e comprovante de inscrição no presente processo seletivo.

7.4 Não será permitido o ingresso à sala de provas do candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o início das mesmas.

7.5 A prova será realizada num único dia, não havendo segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar a ausência do candidato. O não comparecimento importará em eliminação do concurso.

7.6 Para realização da Prova:

  • O candidato deverá comparecer munido de canetas esferográfica azul ou preta, lápis e borracha; a prova deverá ser entregue com as respostas preenchidas à caneta.  

  • Não será permitida nenhuma espécie de consultas em livros, revistas, folhetos, anotações, etc., tampouco uso de telefone celular, transmissor/receptor de mensagem de qualquer espécie  e máquina  calculadora ou outros instrumentos de cálculo.  

  • Ao terminar a prova, o candidato deverá entregá-la ao fiscal de sala.  

  • Os candidatos terão direito de permanecer ao recinto até que o último candidato conclua a prova, a fim de assinar o lacre do envelope de provas juntamente com o fiscal, sendo obrigatória a presença dos dois últimos candidatos. Obs: Não serão fornecidas cópias das provas aos candidatos.

 

VIII - DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

8.1 Divulgação da nota final no dia 21/01/2003 a partir das 15h nas dependências do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, publicando-se no Diário Oficial do Município de Campinas.

8.2 Não será divulgado por telefone, fax, carta ou telegrama.

 

IX - DAS MATRÍCULAS  

9.1 Nos dias 22, 23 e 24 de janeiro de 2003 até às 15h30,  os candidatos aprovados até o limite das vagas oferecidas na sua especialidade de opção, deverão comparecer munidos da documentação exigida na Sala da COREME do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, situado na Av. Prefeito Faria Lima nº. 340, Bairro Parque Itália- Campinas/ SP, no horário das 09h às  15h30, a fim de efetuar sua matrícula na residência médica. Os candidatos que não comparecerem até esta data serão considerados desistentes.

9.2 No ato da Matrícula os aprovados deverão apresentar:

- Duas fotos 3X4

- 2 Cópias da cédula de identidade

- 2 Cópias do CIC

- Cópia da cédula do CRM-SP ou protocolo

- Cópia do carnê de Contribuição de Autônomo do INSS

- Procuração com firma reconhecida, em caso de impedimento do candidato

- Cópia reconhecida em cartório do visto permanente no país, quando tratar-se de candidato estrangeiro.

No ato de matrícula o candidato deverá agendar exame médico de admissão, eliminatório, que deverá ser realizado na UST (Unidade de Saúde do Trabalhador) do HMMG até o dia 31/01/2003.

9.3 Na hipótese de restarem vagas nas diferentes especialidades, no dia 27/01/2003, a COREME fará novas convocações para preenchimento das mesmas, seguindo a ordem de classificação dos candidatos. A partir da chamada destas vagas remanescentes, o candidato que não efetuar sua matrícula no tempo de 24 horas (contando-se apenas os dias úteis), será considerado desistente.  

 

X - DO REGIME DE RESIDÊNCIA MÉDICA  

10.1 A residência médica do HMMG é regida de      acordo com as normas da Comissão Nacional de Residência Médica.  

10.2 Aos médicos residentes é assegurada bolsa de estudos, de acordo com o valor mínimo estipulado pela CNRM e Lei Federall nº 10.405 de 09/01/2002, sendo que os residentes matriculados receberão bolsas de estudos no valor de R$ 1.755,16 (Um mil, setecentos e cinqüenta e cinco reais e dezesseis centavos).

 

XI - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS  

11.1 Será excluído do processo seletivo o  candidato que:  

  • fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata. A inexatidão de informações dos documentos, ou não comprovação dos mesmos, ainda que verificados posteriormente, eliminará o candidato do processo seletivo, anulando-se todos os atos decorrentes de sua inscrição;   

  • for surpreendido, durante a realização da prova escrita, em comunicação com outro candidato, verbalmente, por escrito ou por qualquer forma;  

  • for apanhado em flagrante utilizando-se de materiais não permitidos, conforme sub-item  deste Edital, ou utilizando-se de qualquer meio na tentativa de burlar a prova;    

  • desrespeitar em qualquer modalidade o responsável pela aplicação das provas ou qualquer outro membro da Comissão ou Bancas examinadoras.    

  • for responsável por falsa identificação pessoal;

 

11.2 Cabe ao Hospital Dr. Mário Gatti, o direito de aproveitar os candidatos habilitados em número estritamente necessário para provimento das vagas divulgadas neste edital, não havendo obrigatoriedade de nomeação de todos os candidatos habilitados.

11.3 Esta Instituição não reservará vagas de residência médica para  médicos convocados pelo exército, a partir do ano de 2003.

11.4 A ficha de inscrição do candidato está à     disposição na COREME ou no site www.campinas.sp.gov.br,  porém a inscrição somente poderá ser feita na COREME.

11.5 O sorteio para desempate, caso necessário, será realizado no dia 20/01/2003 às 10h no anfiteatro do ambulatório, sito à Av. Faria Lima nº 240 (em frente ao hospital)

11.6 As provas serão destruídas decorridos 6 meses após sua aplicação, juntamente com os currículos que não forem retirados.

11.7 Somente serão convocados candidatos para o preenchimento de vagas ocorridas pela desistência de outros até o dia 31/03/2003.

11.8 Do resultado final caberá recurso, no prazo de  48h da divulgação da lista final de classificação e da lista de inscrições deferidas e indeferidas. O recurso deverá ser endereçado à COREME, devendo ser julgado pela Comissão Organizadora  no prazo de 72h, sendo publicado seu julgamento no DOM. Para perfeita execução deste artigo fica facultado ao candidato obter vistas de sua prova corrigida, mediante solicitação por escrito diretamente à COREME.

11.9 OS CANDIDATOS APROVADOS SERÃO CONVOCADOS PARA ASSUMIR A RESIDÊNCIA MÉDICA NO DIA 31 DE JANEIRO DE 2003 às 19h  NO ANFITEATRO DO HOSPITAL. Será considerado desistente o candidato que não comparecer neste dia e será convocado o candidato subsequente.

As hipóteses omissas neste Edital serão resolvidas pela Comissão de Residência Médica (COREME) do HMMG

 

COMISSÃO ORGANIZADORA
Campinas, 07 de outubro de 2.002



Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" - Campinas/SP

Ficha de Inscrição / Residência Médica 2003 – HMMG

Nome:_______________________________________________________________________

Data de Nascimento: _______/_______/_______ C.R.M:_____________________________

CPF:___________________________________ RG:_______________________________

Faculdade:___________________________________________________________________

Cidade: __________________________________ Estado:________

Ano de conclusão do curso médico: ___________

Cursou outra residência médica? ( ) Não ( ) Sim

Em caso afirmativo:

Instituição:___________________________________________________________________

Especialidade:________________________________________________________________

 

Opção ÚNICA de residência no HMMG:

( ) Clínica Médica

( ) Angiologia e Cirurgia Vascular

( ) Cirurgia Geral R1 ( ) Cirurgia Plástica
( ) Neurocirurgia ( ) Urologia
( ) Pediatria ( ) Cirurgia Geral R3
( ) Ortopedia e Traumatologia

Endereço:____________________________________________________nº._____Apto:____

Bairro:_______________________________ Cidade:______________________ Estado:____

Cep:______________ - ________ E-mail: _________________________________

Fones: ( ) _________________________ Cel.: ( ) _______________________________

Recados: ( ) _______________________

Declaro que tomei conhecimento das normas deste concurso, e que todas as informações contidas nesta ficha são expressão da verdade.

Assinatura: ___________________________________

 

Conta Corrente: 73020-3 - Mário Gatti/COREME
Agência: 4203-X - Banco do Brasil
Valor: R$ 120,00