Cuidados de Saúde


    Dicas e cuidados na gestação 

marcador

Primeiro passo - o acompanhamento Pré-Natal

O que é o pré-natal?
O pré-natal consiste no nome usado para o acompanhamento realizado durante a gravidez até o parto. Nele são realizados pelo médico e por enfermagem treinada a avaliação do desenvolvimento da gravidez, visando o melhor para a mãe e a criança, procurando descobrir anormalidades em tempo de intervir e impedir a ocorrência de problemas preveníveis.

A primeira consulta do pré-natal?
A primeira consulta do pré-natal deve ser realizada tão logo a futura mamãe saiba que está grávida. Nesta consulta o médico fará uma série de perguntas sobre toda a vida e desenvolvimento da gestante, para saber sobre doenças que já a tenham acometido anteriormente, alimentação, vida sexual, entre outras coisas. Também será realizado um exame físico, através do qual o médico fará a verificação das condições físicas iniciais da futura mamãe, tais como a pressão arterial, anemia, a pesagem, a medida e palpação do abdômen, o exame das mamas, etc.. Por fim, serão solicitados alguns exames para confirmar as boas condições maternas durante a gravidez, sendo que se alguma anormalidade for encontrada, será iniciado de imediato o tratamento para oferecer a mãe e bebê as melhores condições possíveis de saúde. (Ver exames abaixo).

Como é a matrícula para o pré-natal nas Unidades de Saúde em Campinas?
Uma vez suspeitado, o diagnóstico de gravidez deverá ser confirmado o mais rápido possível, clínica ou laboratorialmente. A matrícula no pré-natal ocorrerá no primeiro contato que a gestante tiver com a unidade após confirmado o diagnóstico. A matrícula poderá acontecer no momento da entrega do resultado positivo do teste de gravidez, mas poderá acontecer também na primeira vez que a usuária chegue à unidade com queixa de atraso menstrual e que o diagnóstico seja feito pela ausculta dos batimentos cardíacos fetais. Na realidade, matrícula no pré-natal é uma consulta (médica ou enfermagem).

Quais os exames solicitados no pré-natal?
- Tipagem sanguínea ABO e Rh* (com Coombs Indireto quando Rh negativo);
- Hemograma (repetir Hb/Ht às 28 semanas);
- Urina I;
- Glicemia de Jejum (repetir às 28 semanas);
- Sorologia para Sífilis (VDRL). 
Se VDRL (+), solicitar FTA-Abs ou TPHA. Repetir às 28 semanas.
- Sorologia para Toxoplasmose 
(EIA e imunofluorescência com IgG e IgM se EIA +)*
- Sorologia para Rubéola (com IgG e IgM)*
- Sorologia consentida para HIV.
- HbsAg**
- Protoparasitológico de fezes
- Ecografia Obstétrica (para ser realizada entre 20-24 semanas);
- Citologia Oncótica do Colo Uterino (conforme protocolo específico);
- Medida do pH vaginal e teste de Whiff (1ª consulta e às 28 semanas). Ver esquema para diagnóstico e tratamento das leucorréias.

Não se esqueça - o acompanhamento pré-natal é muito importante para você e para seu filho, pois o nascimento deve ser motivo de alegrias e comemoração.

retorna ao índice de Cuidados na Gestação

Retorna ao índice de Cuidados de Saúde

retorna ao diretório Sua Saúde