Cuidados de Saúde
Dicas e cuidados na gestaçãoSexo e gravidez
É comum que durante a gravidez a mulher sinta-se indesejada e rejeitada pelo parceiro, em função das mudanças observadas em seu corpo, mas é importante que ela não de razão a este sentimento, o que pode prejudicar o relacionamento do casal.
Também é frequente que o medo de prejudicar ou ferir o bebê afete o relacionamento sexual, mas os futuros pais devem se despreocupar, pois o bebê encontra-se protegido por uma bolsa cheia de líquido, sendo que quando a mulher atinge o orgasmo é também normal se observar que a barriga fica dura, podendo ocorrer intensa movimentação ou inversamente, uma enorme quietude do bebê, o que também não deve levar a maiores preocupações.
O diálogo do casal é muito importante para que ambos tenham conhecimento de suas necessidades e medos e possam se auxiliar mutuamente, desmistificando medos e evitando a depressão da mulher que ao sentir-se indesejada, muitas vezes acredita que seu companheiro procura se satisfazer com outras mulheres.
Apenas quando a mulher sentir dor ou sangramento é que o sexo deve ser abandonado e procurada a ajuda médica o mais rapidamente possível.
retorna ao índice de Cuidados na Gestação