Cuidados de Saúde
Prevenindo acidentes na infância
A importância de prevenir acidentes na infância
VOCÊ SABIA QUE:
mais de 3 milhões de crianças e adolescentes são vítimas de lesões associadas ao esporte;
a prática não bem avaliada do "Taekwondo" pode provocar lesões graves;
os acidentes em trampolins entre 1990 e 1995 atingiram 250 mil crianças;
Em levantamento efetuado nos EUA, pátria das estatísticas, foram avaliados que mais de 3 milhões de crianças e adolescentes foram vítimas de lesões relacionadas a prática esportiva, em grande parte pela não utilização de proteções que certamente em muito diminuiriam estes números. Apesar de não dispormos dos números para o Brasil, aqui a preocupação com equipamentos de proteção é ainda menor que nos EUA, pois os pais sempre acreditam que quedas de patins, bicicletas e outros não ocorrerão com seus filhos, o que infelizmente nem sempre é a verdade.
Em estudo realizado por W. Pieter & E. D. Zemper publicado no jornal do trauma, estes pesquisadores das Ciências do Esporte e Saúde, acompanhando dois campeonatos de Taekwondo com presença de 3.274 meninos e 865 meninas, todos entre 6 e 16 anos no primeiro e com 67 meninos e 52 meninas entre 13 e 16 anos no segundo, todos utilizando proteção para a cabeça, tórax, braços, pernas e quadril, encontraram os seguintes números :
lesões graves, como fraturas = 5,65 % para meninos e 5,75 % para meninas;
lesões na cabeça e pescoço = 36,72 % para meninos e 16,09 % para meninas;
concussões cerebrais = 8,76 % para meninos e 8,05 % para meninas.
Os achados levaram as conclusões da importância de que em crianças sejam proibidos golpes na região da cabeça, exista uma melhora dos equipamentos de proteção, melhor avaliação da maturidade dos oponentes e a identificação dos períodos de crescimento rápido, quando a criança fica mais sujeita às lesões.
Na revista Pediatrics, publicada pela Academia Americana de Pediatria, estudo de Gary A. Smith descreve a ocorrência de traumatismos relacionados com Trampolins entre crianças americanas:
foram estimados cerca de 249.400 entre os 3 e 18 anos, no período de 1990 a 1995;
a idade média em que ocorreram os acidentes foi de dez anos de idade, sendo 50 % de meninos;
70% dos traumatismos foram de extremidades;
Aproximadamente 1.400 crianças por ano necessitaram de internação, sendo que 83% das lesões se tratava de fraturas ou luxações.
Pela sua incidência estes traumas são de importância elevada na pediatria, sendo mais perigosos os trampolins de jardim, algumas vezes resultando em morte e sua elevação ao longo dos anos do estudo demonstrou a fragilidade das medidas preventivas, sendo a mais indicada que crianças não devam fazer uso de trampolins, especialmente sem a cuidadosa observação dos pais.
retorna ao índice de Prevenção de Acidentes na Infância