Centro de Lactação Banco de Leite Humano de Campinas

Atividades realizadas e/ou propostas

1 - Capacitação interdisciplinar de profissionais com atividades afins com o aleitamento materno, inclusive treinamento dos profissionais do Paidéia.
2 - Palestras em serviços externos ao BLH, com orientações sobre o manejo clínico da amamentação, como universidades e escolas técnicas de nutrição e enfermagem.
3 -Apoio técnico à Maternidade de Campinas visando a implantação do Projeto do Parto Humanizado proposto pelo Ministério da Saúde/Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. Este projeto está sendo colocado em prática com ênfase na gestação de risco, com o início do curso para as gestantes do Ambulatório Municipal localizado nesta Maternidade. O projeto também inclui o Método Canguru que é direcionado para a atenção ao recém-nascido prematuro, bem  como o acompanhamento destes bebês de risco após a alta, que é realizado pelo Ambulatório do Hospital Mário Gatti. Ainda estão sendo estreitados os contatos entre os profissionais envolvidos em todos os serviços citados, para que sejam uniformizadas as condutas em relação ao aleitamento materno.
4 - Participação na formação dos residentes de pediatria e ginecologia e obstetrícia que realizam estágio na Maternidade de Campinas, por meio de palestras, discussões de casos clínicos e rotinas de aleitamento materno.
5 - Visitas ao Banco de Leite com pequenos grupos, pré-agendados, de universidades, escolas de enfermagem e unidades básicas. Nestas ocasiões, são realizadas palestras aos visitantes, pela coordenadora ou enfermeira, onde são discutidas algumas rotinas de Aleitamento Materno e do Banco de Leite e os profissionais podem esclarecer dúvidas mais frequentes que surgem na rotina de seus serviços.
6 - Elaboração de materiais educativos como folders e cartilhas direcionadas aos profissionais atuantes na área de saúde,  às gestantes e puérperas.
7 - Orientações durante o pré-natal em cursos de gestantes.
8 - Apresentação de trabalhos em congressos - inclusive internacionais como o I Congresso Internacional de BLH realizado em 2000, em Natal, no Rio Grande do Norte - representando a referência do município de Campinas em Aleitamento Materno.
9 - Participação da equipe do CL - BLH em cursos de capacitação preconizados como obrigatórios aos profissionais que atuam em Banco de Leite Humano no Brasil pelo Ministério da Saúde/ Comissão Nacional de Bancos de Leite Humano.
10 - Divulgação do trabalho desenvolvido através do portal da Prefeitura e em Diários Oficiais.
11 - Participação em 2001, no projeto "Amamentação e Municípios" realizado no Estado de São Paulo(UNICEF/Instituto de Saúde -SES-SP). Em Campinas, foram treinados pela Coordenadora do Centro de Lactação-BLH 150 voluntários, entre profissionais da rede municipal, estudantes universitários, escolas técnicas e membros dos Conselhos Locais dos Centros de Saúde (anexo folder do projeto e certificado fornecido aos voluntários).
12 - Atualmente participando da implantação no município de Campinas do Projeto do Ministério da Saúde "INICIATIVA UNIDADE BÁSICA AMIGA DA AMAMENTAÇÃO"
13 - Atendimento de puérperas com dificuldades na manutenção do aleitamento materno devido a problemas no manejo clínico da amamentação.
14 - Ajudar com apoio e orientações às mães com filhos internados, em especial prematuros, com o objetivo de fazer com que elas consigam manter o aleitamento materno exclusivo.
15 - Coletar, pré-estocar, processar e distribuir o leite exclusivo - de mãe para o próprio filho - ou de doação.
16 - Orientar, quando possível, pelo telefone.
17 - Realizar a coleta externa - a auxiliar de enfermagem vai ao domicílio das doadoras externas para receber e transportar o leite doado até o BLH.
18 - Triagem das doadoras do Banco de Leite.

Página Inicial da Unidade

Atividades realizadas e/ou propostas