Unidades

Laboratório Municipal de Patologia Clínica de Campinas

(Laboratório Municipal de Campinas)

CNES
2022958

Parametrização de Exames Laboratoriais

Considerações

 

Em nosso município, normalmente o acesso do usuário a rede, começa através de uma Unidade de Saúde e com característica peculiar do SUS Campinas, a fase pré-analítica laboratorial ocorre à distância, dentro da Unidade de Saúde.

O Laboratório Municipal de Campinas foi inaugurado em 17/01/1990 e nasce no momento de implementação do SUS no município e tem a missão de dar retaguarda laboratorial à Rede Municipal de Saúde, realizando com excelência técnica, ética e humanização, os serviços e procedimentos diagnósticos e desta forma, em parceria com a Rede contribuir para a Qualidade do atendimento e a construção do SUS – Campinas.

O Laboratório Municipal é o único em Campinas que dá retaguarda laboratorial para toda rede municipal de Saúde, incluindo UBS, Clínicas de Especialidades, Presídios e Casas de detenção, ONGs, Serviços de Referência (AIDS (Corsini, COAS, CTA, etc.), Centro de Reabilitação, Saúde do Trabalhador e Hospitais Municipais (Dr. Mário Gatti e Complexo Hospitalar Prefeito Edvaldo Orsi “CHPEO”).

É um serviço público municipal, sendo este um dos maiores laboratórios públicos municipais do Brasil e o maior laboratório de análises clínicas do município.

Atualmente realizamos, em média, cerca de 350.000 -400.000 exames por mês, sendo um serviço destinado à análise de amostras de pacientes, com a finalidade de oferecer apoio ao diagnóstico e a terapêutica, complementando a ação de prevenção e recuperação da saúde da população. O Laboratório também atua como “observatório da rede”, participando do cuidado com o fornecimento de dados de saúde e dos principais agravos da população do município.

O objetivo deste trabalho foi de desenvolver de forma conjunta entre todos os atores envolvidos, propostas de intervenção junto às equipes da rede municipal de saúde de Campinas, com foco principal nos prescritores, na tentativa de avaliar a pertinência dos exames solicitados, além de discutir quando e em que situações devem ser realizados e a devida periodicidade dos mesmos. De forma singular da cidade de Campinas, além dos Médicos outros profissionais como Dentistas, Nutricionistas e Enfermeiros podem solicitar exames desde que em acordo com protocolos pré-determinados.

Construir a consciência de que a linha do cuidado desta população SUS dependente do Município está diretamente relacionada à qualidade do atendimento, a capacitação e o comprometimento dos profissionais. A perspectiva de qualificar as análises clínicas e a solicitação de exames podem evitar também ações iatrogênicas e procedimentos invasivos desnecessários.

Segundo o Instituto de Medicina dos Estados Unidos da América do Norte os laboratórios clínicos estão classificados entre os 10 serviços de saúde que produzem benefícios tangíveis para a saúde. A literatura médica cita que 70% das decisões médicas se baseiam em resultados de exames laboratoriais, procedimentos considerados minimamente invasivos, que podem ser considerados como sendo a ferramenta de elevada relação custo/efetividade para se obter informações sobre o estado de saúde do paciente. Os resultados de exames laboratoriais fornecem informações que podem ser utilizadas para fins diagnóstico e prognóstico, prevenção e estabelecimento de riscos para inúmeras doenças, definição de tratamentos personalizados, assim como evitar a necessidade de procedimentos complementares mais complexos e invasivos, quando os exames são bem indicados e os resultados corretamente interpretados.

Segundo Sumita e Shcolnik (2015), os novos exames e novas tecnologias com elevado poder para diagnóstico e estabelecimento de riscos; o envelhecimento populacional com consequente aumento da prevalência de doenças crônicas; a economia de tempo, que muitas vezes inviabiliza a conversa com o paciente e torna o exame clínico insuficiente; a padronização de protocolos clínicos visando definir a melhor forma de conduzir o diagnóstico e o tratamento das doenças; a insegurança ou a inexperiência dos profissionais que enxergam nos exames laboratoriais solicitados de modo não racional a possibilidade de se estabelecer maior número de diagnósticos; o desconhecimento do custo dos exames laboratoriais pelos solicitantes, o crescimento do número de beneficiários da saúde suplementar, com maior acesso, quando comparados aos usuários do sistema público; a mudança de papéis na relação médico paciente onde, não raramente, os pacientes manifestam o desejo de realizar algum procedimento médico ou diagnóstico, muitas vezes sem indicação e induzem os médicos a solicitarem mais exames do que o necessário, e a influência da mídia na discussão dos temas relacionados à saúde e qualidade de vida.

Diante deste cenário, fica evidente a necessidade de abordar a questão do custo, do desperdício e do uso racional dos exames. É necessário evitar a solicitação de exames em excesso e sem indicação, o que levam a gastos excessivos aos sistemas de saúde e geram riscos e danos à população e aos sistemas de saúde.

Outra proposta do Laboratório Municipal para conter o desperdício no meio laboratorial e associá-lo a real assistência do paciente é de implantar sistemas gerenciais computadorizados (softwares) que facilitem a gestão dos exames solicitados, o controle de requisições por pacientes e a periodicidade evitando que exames sejam feitos de formas repetidas em curtos períodos de tempo sem uma justificativa clínica para sua realização. Os sistemas irão trazer informações na ponta, auxiliando os profissionais nos processos de coleta e envio destas amostras ao laboratório, assim como quanto às informações de preparo prévio do paciente. Consegue-se eliminar exames obsoletos, aproximar os prescritores e profissionais envolvidos nos processos de coleta dos profissionais do laboratório e facilitar aos clínicos, através dos registros eletrônicos, o acesso aos resultados dos pacientes independentemente do local de coleta.

Desta forma este documento se torna de grande valia para a implementação da solicitação dos exames laboratoriais de forma racional.

Quero agradecer todos os profissionais que se envolveram e participaram da elaboração deste documento para que possamos juntos iniciar um processo de grandes melhorias e economicidade na relação clínica x exames laboratoriais no município de Campinas. Que este venha a ser uma experiência exitosa!!

 

Cláudia Zímaro Carnieri Caiola - Gerente do Laboratório Municipal de Campinas - Março 2020