Análise da Participação do Enfermeiro no Programa de Tuberculose desenvolvido nas unidades básicas de saúde

Justificativa

O empenho no desenvolvimento desse trabalho encontra justificativa, na medida em que se constata no cotidiano das UBS uma realidade que carece de grandes enfrentamentos quando falamos em vigilância epidemiológica, particularmente a Tuberculose.

Dirigindo nosso olhar a este cotidiano, identificamos: desconhecimento e falta de preparo para atuar em conformidade com a Norma Técnica do Ministério da Saúde; dificuldade para atuação em equipe multiprofissional, no sentido de sistematização do trabalho, com atuações complementares entre os profissionais; indefinição dos papeis no trabalho da equipe.

As atividades da Vigilância são encaradas como um ônus para as UBS, sendo relegadas a um segundo plano, e invariavelmente esta tarefa tem sido assumido pela enfermagem.

Diante dessas questões, torna claro a importância desse trabalho, que além de contribuir para a inclusão das atividades de vigilância como prioridade nas UBS, também tenciona proporcionar reflexão sobre a situação atual e sobre as perspectivas de envolvimento de Enfermagem dos profissionais nesses programas de vigilância.

Texto Anterior Índice Próximo Texto

Índice Geral dos Trabalhos de Enfermagem

Página atualizada em Setembro / 2001