Análise da Participação do Enfermeiro no Programa de Tuberculose desenvolvido nas unidades básicas de saúde

Metodologia

A Oficina de Tuberculose realizada no dia 14/04/2000 e baliza o presente trabalho, foi dividida em cinco etapas: 1. dinâmica de apresentação; 2. trabalho em grupo por unidade; 3. palestra com tema - Tuberculose - um constante desafio para os serviços de saúde, levando em conta a norma técnica do Ministério da Saúde; 4. discussão e construção de fluxograma sobre a norma técnica de tuberculose ; 5. identificação de problemas por unidade a partir do fluxograma construído pelo conjunto de participantes da oficina.

A dinâmica de apresentação foi realizada com a técnica do “barbante” com algumas adaptações relacionadas ao objetivo da oficina. Essa dinâmica permitiu-nos portanto, além da apresentação, a construção de uma “rede ou teia”, representativa da integração necessária das ações, bem como da complementariedade entre elas.

O trabalho por unidade concentrou-se em identificar como as unidades vêem desenvolvendo o programa de tuberculose, levando-se em conta a participação dos diversos profissionais; os instrumentos utilizados no programa; a rotina de atendimento aos casos (suspeitos, confirmados e comunicantes); a realização de avaliação do programa e a existência de ações de busca ativa (captação de casos) dentro e fora da Unidade.

A palestra sobre a norma técnica serviu para dar embasamento para a fase posterior da oficina assim como para tirar dúvidas da equipe e algumas discussões de casos.

A discussão da norma técnica e elaboração do fluxograma, foi organizada com a divisão em etapas: investigação, diagnóstico, início do tratamento1, acompanhamento I (retorno na primeira semana), acompanhamento II (do segundo ao término do sexto mês).

A última etapa constituiu na listagem de problemas por unidades a partir da visualização do fluxo que consideramos ser a representação gráfica da norma técnica.

A partir do relatório da oficina realizamos a seguinte: Análise da inserção do Enfermeiro e demais profissionais de enfermagem na atividade desenvolvida com 11 grupos (somente profissionais da mesma UBS em cada grupo), onde os profissionais realizaram  “Reflexão sobre o programa de tuberculose na UBS” respondendo as seguintes questões:

1. A unidade trabalha com algum parâmetro de avaliação do Programa? 2. Quantos são os profissionais envolvidos com o Programa de tuberculose e qual a sua formação? 3. Qual a rotina de atendimento ao caso: Suspeito? Confirmado? Comunicante? 4. Quais profissionais responsáveis pelo Atendimento e Notificação?

A segunda análise corresponde a participação do Enfermeiro e demais profissionais de enfermagem no desenvolvimento das atividades da norma técnica demonstrada nos fluxos das etapas de: 1. Investigação; 2. Diagnóstico; 3. Início do tratamento;  4. Acompanhamento 1 e 5. Acompanhamento 2.Cruzamento das análise dos questionários e dos fluxogramas.

Texto Anterior Índice Próximo Texto

Índice Geral dos Trabalhos de Enfermagem

Página atualizada em Setembro / 2001