COMO
O AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES DO HOSPITAL MUNICIPAL DR.. MARIO
GATTI PRESTA SERVIÇOS À COMUNIDADE
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Resultados
e Discussão
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No mês de
Julho de 1999, foi realizada uma avaliação da prestação
do serviço do Ambulatório de Especialidades e obtivemos
uma amostra de cem questionários, distribuída conforme o
gráfico abaixo:
A
pesquisa utilizou vários conceitos para medir a satisfação do
paciente desde o atendimento oferecido pelo guarda até o tempo
de espera para a consulta propriamente dita.
Queríamos
verificar se os problemas que já são do nosso conhecimento,
como profissionais atuantes dentro da estrutura, se assemelham
aos problemas levantados pelos pacientes e direcionar nossos
esforços no intuito de solucioná-los ou, no mínimo, amenizá-los.
Analisando
o gráfico acima, percebemos que uma das especialidades
com maior demanda é a da Ortopedia, seguido da Buco
Maxilo. Vale ressaltar que a via de entrada dos pacientes
da Ortopedia se faz obrigatoriamente através do Pronto
Socorro do HMMG.
O atendimento oferecido pelo guarda foi:
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O atendimento oferecido
pela recepção foi:
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atendimento
oferecido pela Enfermagem foi:
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Para conseguir a vaga no
médico que você queria, quanto tempo demorou ?
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O atendimento oferecido
pelo médico foi:
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O tempo de espera à
consulta foi:
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Como se sentiu na sala de
espera:
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Você foi orientado pelo
médico ou pela enfermagem a entregar sua pasta e sua
folha de atendimento na recepção após a consulta ?
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Baseado
nas informações obtidas, podemos concluir que os pacientes
entrevistados no Ambulatório de Especialidades consideram boa a
qualidade do serviço prestado e fizeram algumas sugestões a
saber:
·
Melhora do espaço físico;
·
Aumento do número de funcionários e médicos;
·
Maior rapidez no atendimento médico;
·
Agendar menor quantidade de consultas;
·
Uso de microfone para chamar os pacientes;
·
Distribuição de senhas para o Ambulatório de Ortopedia;
·
Atendimento preferencial para idosos, gestantes e mães com
criança de colo;
·
Melhores condições de trabalho para os funcionários (salários
justos).
O
aumento do fluxo de pacientes e do número de procedimentos
realizados não foram proporcionais às condições físicas e
de recursos humanos que dispomos. Porém, estamos conseguindo
dar continuidade ao processo de crescimento da demanda, ao
oferecer a possibilidade de atendimento através do esforço em
grupo e com saídas criativas.
Vale
destacar que o grau de satisfação do cliente em relação à
Enfermagem é fruto da atuação eficaz e constante da equipe
junto ao mesmo, não só com orientações, mas também com
participação direta na assistência.
Índice
Geral dos Trabalhos de Enfermagem
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