A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO COMO INSTRUMENTO DO RESGATE DO CARÁTER PÚBLICO DE UM HOSPITAL FILANTRÓPICO

Resultados Obtidos

Consideramos que vários resultados positivos foram alcançados neste período.

 

No gráfico 1, observa-se o aumento do número de pacientes internados por mês, evoluindo de 87 em Janeiro para 109 em Junho. Paralelamente ocorre um aumento da taxa de ocupação dos leitos tanto a geral quanto a do município de Campinas, que se estabiliza em 110%. Também observa-se um aumento linear da média de paciente-dia.

 

O gráfico 2 mostra que a média de permanência no 1º semestre de 2000 variou entre 5 e 7 dias. O índice de renovação tem permanecido em torno de 4. Houve otimização da utilização dos leitos reduzindo significativamente o intervalo de substituição de 3 para 1 dia, o que proporcionou o aumento do número de internações.

 

O gráfico 3 mostra a incidência das patologias nos pacientes internados na enfermaria.. Destaca-se a infecção pulmonar associada ou não a doença por limitação crônica do fluxo aéreo, a insuficiência cardíaca congestiva e as infecções do tecido tegumentar. É importante ressaltar que 1,1% dos pacientes internados apresentavam SIDA e 1,0% Tuberculose sem diagnóstico prévio.

 

No gráfico 4 observa-se a distribuição por faixa etária do total de pacientes internados e dos óbitos ocorridos. Nota-se claramente que é uma enfermaria com predomínio de pacientes idosos, sendo 34% com idade superior a 70 anos, que possuem uma incidência de 76,3% de comorbidade. A taxa de mortalidade também apresenta um aumento significativo nos pacientes acima de 70 anos

Com a gestão distrital e local houve melhora  na qualidade da atenção aos pacientes internados, sendo assegurado o acesso aos exames, medicamentos, materiais e equipamentos bem como a melhoria dos serviços de hotelaria.

Texto Anterior Índice Próximo Texto

Índice Geral dos Trabalhos de Enfermagem

Página atualizada em Setembro / 2001