Vigilância Epidemiológica

Botulismo

Informações Gerais

O botulismo é uma doença não contagiosa, resultante da ação de uma potente neurotoxina. Apresenta-se sob três formas: botulismo alimentar, botulismo por ferimentos e botulismo intestinal. O local de produção da toxina botulínica é diferente em cada uma dessas formas, porém todas se caracterizam clinicamente por manifestações neurológicas e/ou gastrintestinais, podendo ter evolução grave, com necessidade de hospitalização prolongada.

A bactéria causadora é o Clostridium botulinum que produz esporos muito resistentes e que são encontrados no solo, nas fezes humanas e de animais e em alimentos.

A forma mais comum do botulismo é a alimentar, sobretudo pela ingestão de alimentos em conserva, especialmente palmito, embutidos, peixes e frutos do mar.

O período de manifestação da doença pode variar de algumas horas até 8 dias, diretamente relacionado com a quantidade de toxinas liberadas no organismo.

O doente apresenta fotofobia (aversão à luz), visão dupla e embaçada, ptose pálpebras (pálpebra caída), tonturas, boca seca, dificuldade para urinar e intestino preso.

O paciente deve ser internado para tratamento e pode haver necessidade de uso de soro antibotulínico para controlar a ação da toxina sobre o sistema nervoso.

Esteja sempre atento para não ingerir alimentos enlatados com a lata enferrujada ou estufada ou em potes de vidro com água turva. Ainda assim, é recomendado ferver os alimentos enlatados ou em conserva, especialmente o palmito.

Retorna à Listagem de Doenças de Notificação Compulsória