Vigilância Epidemiológica

Câncer

Ficha de Notificação de Caso Oncológico

Mais informações sobre câncer, visite a página do INCA - Instituto Nacional de Câncer - www.inca.gov.br

 

- Reduza seu risco:

Você sabia que frutas, legumes, verduras e cereais integrais reduzem o risco de câncer ?

Isto porque estes alimentos
são ricos em fatores que protegem as células sadias da ação de agentes cancerígenos.

E quais são estes fatores de proteção ? São principalmente a vitamina C (frutas ácidas), o betacaroteno que o corpo transforma em vitamina A (vegetais amarelos e verdes escuro), a vitamina E (grãos), substâncias encontradas no alho, cebola, e em vegetais como repolho, couve, brócolis.

As fibras são também importante fator de proteção.
Podem ser encontradas na aveia, farinha de trigo integral,
grãos como, milho, grão de bico, lentilha
e no
nosso amigo de todos os dias: o feijão.

Cuidado! Os cientistas também descobriram que alimentos gordurosos, em conserva, defumados, salgados, churrascos, grelhados, mofados e bebidas alcoólicas, quando consumidos em excesso e com muita freqüência aumentam o risco de câncer.

Veja agora o que comer e o que evitar para prevenir o câncer:

Procure comer todos os dias pelo menos cinco porções de frutas e/ou verduras. Cada porção corresponde por exemplo a 1/2 xícara de hortaliças ou de frutas.

Varie bem nas cores das
frutas, legumes e verduras, pois assim você estará ingerindo diferentes fatores de proteção.

Abuse do feijão e do milho no seu dia-a-dia

Passe a comer com mais freqüência alimentos preparados com farinha de trigo integral, grão de bico, aveia, lentilhas, castanhas e frutas secas.

Aproveite os talos, folhas, sementes, cascas e bagaços das verduras, frutas e legumes. Estes alimentos são riquíssimos em fatores de proteção e com eles você pode preparar deliciosos pratos ou enriquecer sopas.
Dê preferência às frutas e vegetais crus, não esquecendo dos cuidados para evitar cólera, hepatite e verminoses. Evite cortá-los muito tempo antes do consumo. Algumas propriedades protetoras são perdidas em contato com o ar e a luz. Lembre-se que cozimentos demorados com muita água ou com adição de bicarbonato fazem com que os alimentos percam as vitaminas.
Reduza a gordura da alimentação diária. Coma carne magra ou dê preferência as carnes brancas como frango sem pele ou peixes. Use leite desnatado e queijos com pouca gordura.

Abuse das saladas. Mas evite os molhos com maionese.

Coma com menos freqüência:
bacon, presunto, salsichas, salame, mortadela, paio,
carnes para feijoada, bacalhau e carne seca.
Diminua o consumo de churrascos e grelhado.
Ao prepará-los procure fazer com que as carnes não sejam impregnadas pela fumaça e fiquem o mais distante possível do fogo.
Se você bebe, tente reduzir o consumo de bebidas alcoólicas principalmente se você é fumante.
Não aos alimentos mofados.
Alguns tipos de fungos que contaminam cereais e grãos mal armazenados produzem substância cancerígena.

Controle o seu peso. Limite o consumo de doces e massas e faça exercícios regulares de acordo com a sua idade e condição física. Consulte o seu médico antes.

 

Mude seus hábitos alimentares mas não se prive! O importante é uma alimentação saudável diariamente. Quando fizer uma refeição rica em gorduras, tente balanceá-la comendo frutas, verduras, legumes e alimentos ricos em fibra.

 

Bom apetite !
Sua saúde agradece e seu corpo lhe retribuirá.

Atenção:
Pílulas de vitaminas não substituem os alimentos. Além disso certas substâncias ditas protetoras são tóxicas quando em excesso, tais como vitamina A, vitamina C e o selênio. O uso de pílulas só deve ser feito por indicação médica.

No caso de crianças de 0 a 1 ano, idosos e pessoas que tenham restrições alimentares, estas orientações devem ter acompanhamento médico.

Retorna a Listagem de Doenças de Notificação Compulsória