Febre Purpúrica Brasileira

4.2 - Definição de caso

Criança que teve ou está com conjuntivite, e desenvolve quadro agudo de febre, acompanhado de algum outro sinal de toxemia (palidez perioral, vômitos, dor abdominal, alterações do estado de consciência). 

Confirmado 

Critério clínico laboratorial: quadro febril agudo em criança, com isolamento, no sangue ou no líquor, de Haemophilus influenzae aegyptius; ou quadro febril agudo, com manifestações hemorrágicas, em pele ou digestivas, antecedente de conjuntivite purulenta, contra-imuno-eletroforese e culturas negativas para meningococo e outras bactérias, para as quais o teste tenha sido realizado. 

Presença de Haemophilus influenzae aegyptius em conjuntiva, ou dados epidemiológicos da área, como ocorrência de surtos de conjuntivite (município, escolas, creches, grupamentos familiares), com identificação de Haemophilus aegyptius cepa invasora. 

Critério clínico epidemiológico: doença aguda em criança, procedente de área de ocorrência da doença, caracterizada por: febre igual ou superior 38,5º C; dor abdominal e vômitos; petéquias e/ou púrpuras; se  evidência de meningite, com antecedente de conjuntivite (em familiares), e ainda sem antecedente de ocorrência de meningite, na área de abrangência do caso. 

Provável

Quadro febril agudo, com manifestações toxêmicas e/ou hemorrágicas, em criança procedente de área de ocorrência da doença, após exclusão de outras bactérias, como possíveis agentes etiológicos. Contra-imuno-eletroforese negativa para meningococo. Antecedente de conjuntivite. 

Descartado 

Caso suspeito que não se enquadre nas definições de caso confirmado, ou que se confirme diagnóstico de outra doença. 

 

Anterior Índice Próxima