Vigilância Epidemiológica

Meningites

 

O que é Meningite ?

Meningite é a inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro.
Esta doença pode ser causada por vários tipos de micróbios, entre eles o meningococo, e a maioria não é contagiosa ou transmissível.
Existem vários meningococos, mas os que podem causar epidemias são principalmente o A, B e C. Atingem pessoas de todas as idades, principalmente crianças menores de 5 anos.

 

Como a meningite meningocócica se transmite ?

É através da fala, tosse, espirro e beijos que o meningococo passa da garganta de uma pessoas para a outra.
Não só os homens transmitem o meningococo. Existem pessoas, geralmente adultos, que mesmo não estando doentes, abrigam o meningococo na garganta e o transmitem a outras pessoas.

 

Os principais sinais e sintomas são:

- febre alta
- forte dor de cabeça
- náuseas, vômitos
- rigidez na nuca (dificuldade em movimentar a cabeça)
- abatimento em geral (estado de desânimo)
- às vezes, podem aparecer pequenas manchas na pele
- em crianças pequenas abaulamento de fontanela (moleira inchada)

Diante de alguma suspeita de meningite, procure imediatamente atendimento médico, evitando remédios caseiros ou receitados em farmácia.

A meningite é uma doença grave, porém tem cura desde que diagnosticada e tratada a tempo.

 

Medidas de controle

As principais medidas de controle são:

- diagnóstico precoce com internação para tratamento do doente.
- tratamento imediato dos "comunicantes", que são pessoas que estiveram em contato íntimo com o doente, principalmente no domicílio.
- vacinação da população de maior risco de adquirir a doença, em epidemias, se houver vacina contra o meningococo, que está ocorrendo.

Existem hoje vacinas eficazes para proteger as pessoas contra os meningococo A e C, mas não conta o B. Por características próprias, a sua aplicação deve ser "em massa" com o objetivo de evitar que a epidemia dure vários anos. Por esse motivo, essas vacinas não existem na rotina dos postos de vacinação.

 

Como você pode colaborar

Procurando comentar e discutir o conteúdo deste site com parentes, amigos, enfim, com sua comunidade. Procurando as unidades básicas de saúde perto de sua casa para esclarecimentos de qualquer dúvida que surgir.
Evitando tomar medidas precipitadas que possas gerar pânico ou tumulto na sua comunidade, como por exemplo: pedir para fechar escolas, ou separar objetos de uso pessoal dos doentes etc. Procurando rapidamente o atendimento médico para saber o motivo da febre e evitando mandar crianças com febre para a escola.

Evitando tomar medicamentos.

 

Retorna a página inicial sobre Meningites

Retorna a Listagem de Doenças de Notificação Compulsória