Varíola

4.5.4. Análise de dados: a análise dos dados da investigação deve permitir a avaliação da magnitude do problema, da adequação das medidas adotadas, logo de início, visando impedir a propagação da doença, e indicar se as ações de prevenção e alerta às autoridades e comunidades devem ser mantidas a curto e médio prazos. 

Desde o início do processo, o investigador deve analisar os dados coletados, para alimentar o processo de decisão das atividades de investigação e das ações de controle. Esta análise, como referido anteriormente, deve ser orientada para identificação da procedência do vírus, se este permanece circulando, ou se foi exportado para outras áreas por meio de migração ou fluxo turístico; dimensionamento da real magnitude do episódio (incidência e letalidade); extensão da área onde o vírus circulou; se outras áreas estão sob risco de introdução do vírus; etc. 

Para isso, o profissional deve interpretar, passo a passo, os dados coletados, de modo a definir: a extensão do bloqueio vacinal, as atividades para dar continuidade à investigação em cada momento, e a ampliação, redução ou interrupção das medidas adotadas, de acordo com a evolução do evento e da investigação. 

A consolidação dos dados, considerando as características de pessoa, tempo e principalmente de área geográfica, permitirá uma caracterização detalhada do episódio. 

 

Anterior Índice Próxima