Projeto Iluminar é destaque na edição do jornal do Cremesp

24/07/2002

O projeto proporciona vida digna para quem mais
precisa e todos os cidadãos saem ganhando.
Melhora a assistência à saúde e contribui
para diminuir a violência

A Prefeitura de Campinas está ampliando as ações para tratar a violência sexual e doméstica no município. Para isso, implantou, em agosto de 2001, por meio do Paidéia – Saúde da Família, o Iluminar Campinas – Cuidando das Vítimas de Violência Sexual.

O projeto foi destaque na edição de junho do Jornal do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), que o considerou um "serviço exemplar".

A matéria mostra que o Iluminar já transformou a realidade da violência sexual no município. As estatísticas apontam que, desde que foi implantado o projeto, o município vem atendendo não só a mulheres e crianças, maioria das vítimas deste tipo de abuso, mas também homens.

A Secretaria de Saúde já notificou mais de sessenta casos de garotos que sofreram violência, ocorrências até agora ignoradas pelos serviços convencionais. O Iluminar transformou a violência sexual em uma questão de saúde pública no município. As vítimas passaram a ter assistência médica, psicológica e civil.

"Cada profissional capacitado se transforma em um ponto de luz.
E estes formam uma rede de assistência chamada constelação, que cuida e reavalia os casos que foram atendidos."

O projeto ainda envolve todos os órgãos públicos - Secretarias de Saúde, de Segurança, de Educação e de Assistência Social - na criação de uma rede de trabalho, por meio da qual seus profissionais foram capacitados para acolher e encaminhar as vítimas.

A primeira capacitação envolveu profissionais da Guarda Municipal, Conselhos Tutelares e a Delegacia da Mulher. Também foram treinados profissionais dos prontos-socorros, dos serviços de urgência e emergência e, em setembro, serão incluídos os trabalhadores dos Centros de Saúde e das Organizações Não Governamentais (Ongs) que trabalham com violência sexual.

Com isso, as vítimas passaram a ser acolhidas e orientadas em qualquer local, de onde são encaminhadas para o serviço de saúde mais próximo. A partir daí, a vítima recebe assistência médica - como profilaxia para infecção de HIV e de outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Após o primeiro atendimento, a vítima é encaminhada também para receber assistência à saúde mental, que é oferecida nos Centros de Saúde. Os direitos da vítima também são esclarecidos e sua família é acolhida.

O Iluminar ainda faz mais: Os casos de violência sexual passaram a ser identificados e notificados. Com isso, o município passará a ter subsídios para criar políticas de combate a este tipo de violência.

Até então, os dados sobre este tipo de violência só existiam na Polícia e quando a vítima fazia Boletim de Ocorrência, já que a maioria delas, por constrangimento ou medo de exposição, não vai até a Polícia.

Leia a matéria "Campinas aposta em ações integradas para tratar a violência sexual" extraída do Jornal do Cremesp - Junho 2002